Mundo Vino

Vinho de Jerez pode ser o novo amigo no combate da aterosclerose

Pequeno estudo mostra que o consumo moderado do fortificado espanhol pode ajudar na recuperação das artérias


 

Vinícola González Byass, uma das grandes produtoras de vinho de Jerez

A aterosclerose é o acumulo de placas de gordura nas veias e artérias, o problema pode causar infarto, derrame ou até morte súbita e ataca cada vez mais pessoas no mundo todo.

Porém, a Universidade de Barcelona trouxe uma boa notícia. Um estudo recente mostrou que o vinho de Jerez quando consumido em pequenas doses diárias tem a propriedade de reduzir a pressão sanguínea e restaurar artérias danificadas.

LEIA MAIS

» Benefícios do vinho para a saúde

» Dez estilos de vinhos de sobremesa que todo enófilo deveria provar

A pesquisa foi feita com homens que tinham algum fator de risco que poderia causar a aterosclerose tais como fumantes, hipertensos e obesos. Parte do grupo ingeriu o vinho de Jerez, enquanto outra parte gin. A ideia era comprovar que o álcool etanol não influenciaria a pesquisa e sim as propriedades do vinho.

O resultado foi que o grupo que consumiu o Jerez teve um aumento de 40% em células específicas que trabalham na regeneração do tecido interno dos vasos sanguíneos, as chamadas EPCs sigla de Endotelhial Progenitor Cell ou células progenitoras endoteliais. A pressão sanguínea também teve alteração significativa, diminuindo em até 4%.

O grupo que fez o consumo de gin não teve grandes alterações e ainda contou com um aumento no colesterol.

“... os resultados sugerem fortemente que o polifenol ou algum outro componente do vinho seja o responsável pela diminuição da inflamação das artérias”, destaca Dr. Ramón Estruch, líder da pesquisa.

Apesar da amostra pequena, o grupo foi formado por apenas 38 homens, o Dr. Estruch diz que a pesquisa é válida pois confirma estudos prévios que tiveram resultados semelhantes.

A próxima etapa será analisar com mais profundidade qual a substância exata que traz os benefícios e qual a dose ideal de consumo diário.  

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui  

 

André De Fraia

Publicado em 21 de Novembro de 2020 às 16:20


Notícias Vinho Jerez Saúde aterosclerose