Escola do vinho

Vinho fermentado em madeira, conheça seu uso e sua história

Mais do que apenas para envelhecimento, as barricas podem ser utilizadas na fermentação do vinho

por Redação

Tonéis, ou foudres, de madeira utilizados na fermentação do vinho em Bordeaux

Acredita-se que a fermentação em recipientes de madeira seja quase tão antiga quanto a feita em ânforas. Assim que dominou o uso da madeira, especialmente do carvalho, os vinicultores passaram a criar diferentes recipientes com ela (diz-se que as primeiras barricas foram feitas por volta do ano 300 antes de Cristo).

LEIA MAIS

» Fermentação em ânforas de argila, uma volta ao passado

» Tanino: o que é esse componente do vinho?

Logo, eles também perceberam que esses tanques de madeira davam ao vinho nuances diferentes, como aromas e sabores, além da textura. Além disso, some-se a facilidade do manuseio, tanto para criar grandes tanques (ditos foudres) quanto para pequenas barricas. 

Assim, a madeira se tornou o recipiente preferido não somente para fermentar o vinho, como também para transportá-lo e conservá-lo. 

Por que se usa?

Fermentar vinho em tanques ou barricas de carvalho (ou outras madeiras), é menos comum do que os estagiar por algum tempo. Nas vinícolas, você geralmente vê o vinho sendo fermentado em tanques de aço ou concreto, por exemplo, e posteriormente trasfegado para uma barrica, permanecendo lá pelo tempo desejado pelo enólogo para ganhar algumas características.

Quando fermentados em madeira, os vinhos tendem a receber algumas influências de sabor e aroma da madeira, além de taninos (quanto mais novo e mais tostado o recipiente, mais notas ele transmitirá ao vinho). 

Uma leve micro-oxigenação, que ajuda a dar tons mais suaves e delicados ao vinho, também ocorre na madeira.

Desvantagens

A madeira tem uma propriedade de isolamento que mantém as fermentações mais quentes, o que pode ser algo bom, mas necessita de rigoroso controle de temperatura.

A madeira é mais comumente utilizadas no amadurecimento do vinho, mas também pode estar presente na fermentação

Como as superfícies dos tanques de madeira são texturizadas e porosas, o vinho penetra na madeira. Isso pode ser prejudicial, pois microrganismos podem se alojar, exigindo que esses recipientes precisem de atenção constantes no processo de limpeza e armazenamento. 

Barricas e tanques de madeira geralmente possuem valor alto e, caso a ideia seja aportar notas da madeira ao vinho, não podem ser usados por anos a fio.

Do carvalho à acácia

Sabia que nem só de carvalho vive a viticultura? Clique aqui e saiba tudo sobre os diferentes tipos de madeira que são empregadas na produção de vinho. 

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas