Sustentabilidade

Vinhos de Michel Chapoutier não terão mais cápsulas de alumínio

Em mudança a favor da sustentabilidade, Michel Chapoutier vai remover as cápsulas de alumínio de seus vinhos

Imagem Vinhos de Michel Chapoutier não terão mais cápsulas de alumínio

por Silvia Mascella

Grandes ações podem ter início em mudanças aparentemente pequenas. Essa é uma das discussões que permeiam a COP28, conferência sobre as mudanças climáticas das Nações Unidas que está acontecendo nos Emirados Árabes. Muitas vinícolas já estão comprometidas com as mudança e atuando em prol da sustentabilidade e da redução da utilização de materiais que possam impactar negativamente o meio ambiente.

Mas é sempre um passo significativo quando um produtor de peso e renome, como Michel Chapoutier, decide tirar, a partir de 2024, todas as cápsulas de alumínio de seus premiados vinhos do Rhône. A Maison M.Chapoutier produz vinhos em várias AOCs na região do Rhône e parte de seus vinhedos já são cultivados seguindo a agricultura biodinâmica desde 1991.

LEIA TAMBÉM: Vinícolas atuam em prol da sustentabilidade

Em uma entrevista na semana passada ao site francês Vitisphere, Chapoutier declarou que: "Em termos de pegadas de carbono, o alumínio tem um impacto catastrófico, a extração, processamento, transporte, seu peso nas garrafas e até sua reciclagem são ruins". Isso sem contar o preço.

Para conseguir levar ao mercado seus vinhos sem as cápsulas de alumínio a partir de 2024, a empresa fez um investimento de 70 mil euros (aproximadamente 375 mil reais) numa máquina que colocará duas tiras cruzadas de papel adesivo especial na tampa e no gargalo, para garantir que o consumidor veja que a garrafa não foi aberta.

Maison M.Chapoutier, no vale do Rhône

Chapoutier calcula que o investimento no equipamento retornará em um ano, com a economia feita apenas deixando de comprar as cápsulas. O preço desse produto subiu muito na Europa nos últimos tempos, impactando a indústria vinícola como um todo. O produtor deseja agora, que outros vinhateiros façam o mesmo, tanto pelo impacto no meio ambiente quanto pela economia de recursos financeiros das empresas.

Veja abaixo os vinhos de Michel CHapoutier que ADEGA já degustou.

palavras chave

Notícias relacionadas