Notícia

Brasileiro bebe 70 garrafas de vinho por ano

por Redação

Calma! Esse número não é de uma pesquisa de consumo só de vinho, mas de álcool em geral. Na verdade, faz parte do relatório “Health at a Glance 2019”, compilado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, com dados de 2017. Ele afirma que brasileiros com mais de 15 anos consomem 6,3 litros de álcool puro por ano. Isso equivale a cerca de 70 garrafas de vinho.

Os dados são baseados nas vendas de bebidas alcoólicas em 44 países e fazem parte de um relatório sobre a saúde e o bem-estar das populações nas nações desenvolvidas em todo o mundo.

Esse número pode parecer algo, mas o Brasil aparece entre os últimos nesse quesito (no 35º lugar), perdendo apenas para países como Turquia, Israel, Índia, Costa Rica, México e Colômbia, cujos habitantes adultos consomem menos de cinco litros em média.

Na ponta da tabela está a Lituânia, seguida pela Áustria, França, República Tcheca, Luxemburgo e Irlanda. Reino Unido e Estados Unidos, dois grandes consumidores e importadores de vinhos, aparecem mais no meio da lista. Os britânicos consomem 9,7 litros de álcool puro por ano, o que equivale a 108 garrafas de vinho, ou 342 litros de cerveja. Já os consumidores dos Estados Unidos ingerem uma média de 8,9 litros de etanol puro, que também é a média de todas as nações pesquisadas para o relatório.

Os bebedores britânicos consomem mais álcool que espanhóis (8,6 litros) e italianos 7,6 litros), mas ficam atrás dos franceses, que bebem 11,7 litros por ano, dos alemães, com consumo médio de 10,9 litros, e dos portugueses, com 10,7 litros.

Confira os 10 primeiros:

Lituânia    12,3 litros

Áustria      11,8 litros

França       11,7 litros

República Tcheca  11,6 litros

Luxemburgo 11,3 litros

Letônia      11,2 litros

Irlanda       11,2 litros

Rússia        11,1 litros

Hungria      11,1 litros

Alemanha   10,9 litros

palavras chave

Notícias relacionadas