Denominação de Origem

A guerra de borbulhas de Prosecco DOC

Campanha publicitária no metrô londrino quer avisar os consumidores que nem todas as borbulhas são Prosecco

Cartaz da campanha da DOC de Prosecco nos metrôs londrinos
Cartaz da campanha da DOC de Prosecco nos metrôs londrinos

por Silvia Mascella

Um bilhão de euros foi o faturamento em exportações dos Prosecco DOC em 2022 segundo dados da fundação italiana Qualivita junto do Ismea (Instituto de serviços para o mercado agroalimentar). É natural, então, que a 'marca' Prosecco seja extremamente protegida por seu país de origem.

A controvérsia é antiga e abrange também as borbulhas mais famosas do mundo, o Champagne. Pergunte a um sommelier quantas vezes ele já teve que explicar que nem tudo o que borbulha é Champagne - é certo que ele já perdeu as contas. E com a popularização do Prosecco, a confusão se estendeu também para os espumantes italianos.

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Cartaz Prosecco no metrô
Campanha italiana nas estações de metrô de Londres

 Como o mercado do Reino Unido é essencial para a DOC Prosecco, as campanhas de consolidação da marca nas terras do Rei Charles chegaram, desde dezembro último, ao metrô londrino. O primeiro cartaz divulgado (cartazes nas estações e nos vagões do metrô de Londres são vistos por milhões de pessoas), na segunda quinzena de dezembro do ano passado, mostrava um barril e avisava "Isto não é Prosecco".

A nova campanha deste mês, que espalhou 880 cartazes, tem como objetivo avisar sobre as latas e as torneiras (como chopp) e utiliza a mesma chamada: "Isto não é Prosecco". O presidente do Consorzio DOC de Prosecco, Stefano Zanette declarou: "É importante informar que o Prosecco só pode ser vendido engarrafado, e que a venda de um vinho com o nome de Prosecco enlatado é fraudulenta".

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O escritório de tutela de Prosecco trabalha sistematicamente em colaboração com entidades de vários países europeus (e também no Novo Mundo) para fiscalizar e fazer cumprir as normativas da Comunidade Econômica Européia sobre as marcas com Denominação de Origem, com o objetivo não apenas de proteger o patrimônio cultural e material, como também permitir que o consumidor siga recebendo um produto verdadeiro.

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