Campanha publicitária no metrô londrino quer avisar os consumidores que nem todas as borbulhas são Prosecco
por Silvia Mascella
Um bilhão de euros foi o faturamento em exportações dos Prosecco DOC em 2022 segundo dados da fundação italiana Qualivita junto do Ismea (Instituto de serviços para o mercado agroalimentar). É natural, então, que a 'marca' Prosecco seja extremamente protegida por seu país de origem.
A controvérsia é antiga e abrange também as borbulhas mais famosas do mundo, o Champagne. Pergunte a um sommelier quantas vezes ele já teve que explicar que nem tudo o que borbulha é Champagne - é certo que ele já perdeu as contas. E com a popularização do Prosecco, a confusão se estendeu também para os espumantes italianos.
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Como o mercado do Reino Unido é essencial para a DOC Prosecco, as campanhas de consolidação da marca nas terras do Rei Charles chegaram, desde dezembro último, ao metrô londrino. O primeiro cartaz divulgado (cartazes nas estações e nos vagões do metrô de Londres são vistos por milhões de pessoas), na segunda quinzena de dezembro do ano passado, mostrava um barril e avisava "Isto não é Prosecco".
A nova campanha deste mês, que espalhou 880 cartazes, tem como objetivo avisar sobre as latas e as torneiras (como chopp) e utiliza a mesma chamada: "Isto não é Prosecco". O presidente do Consorzio DOC de Prosecco, Stefano Zanette declarou: "É importante informar que o Prosecco só pode ser vendido engarrafado, e que a venda de um vinho com o nome de Prosecco enlatado é fraudulenta".
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O escritório de tutela de Prosecco trabalha sistematicamente em colaboração com entidades de vários países europeus (e também no Novo Mundo) para fiscalizar e fazer cumprir as normativas da Comunidade Econômica Européia sobre as marcas com Denominação de Origem, com o objetivo não apenas de proteger o patrimônio cultural e material, como também permitir que o consumidor siga recebendo um produto verdadeiro.
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