O momento da adega

Adega de vinho, quando preciso ter uma?

“Ainda estou começando a apreciar vinhos, em qual momento preciso comprar uma adega de vinho para guardá-los?”, pergunta o leitor Luís Carlos Pagliuso

Como se sabe, o armazenamento correto é crucial para os vinhos, especialmente no que tange às temperaturas
Como se sabe, o armazenamento correto é crucial para os vinhos, especialmente no que tange às temperaturas

por Redação

Se você compra mais vinhos do que costuma consumir e já está pensando em adquirir vinhos de guarda, ou seja, aqueles rótulos que você deixará envelhecer por um tempo antes de abrir, provavelmente chegou o momento de adquirir uma adega climatizada.

Como se sabe, o armazenamento correto é crucial para os vinhos, especialmente no que tange às temperaturas. Alguns dos maiores dilemas são as oscilações e patamares muito elevados.

Pesquisas mostram que vinhos que sofrem muita variação de temperatura tendem a apresentar envelhecimento acelerado e degradar-se. Situação similar ocorre quando eles ficam armazenado sob temperaturas elevadas, o que, além do envelhecimento precoce, causam o chamado “cozimento” do vinho.

Portanto, se você não possui um ambiente fresco, com temperatura e umidade bastante constantes (o que é quase impossível em um país tropical como o Brasil, a não ser talvez em caves subterrâneas), a melhor saída é comprar uma adega climatizada e garantir que seus vinhos estejam em bom estado quando resolver abri-los no futuro.

Detalhe: aqui estamos falando de anos, não de semanas ou poucos meses. Se seu “giro” é alto, basta buscar um lugar fresco e protegido da luz, garantir a “rotatividade” das garrafas (sem esquecer nenhuma por muito tempo), e desfrutar sem muitas preocupações. O problema é acumular garrafas paradas.

Mas qual adega comprar? Aí sim é preciso pensar no seu consumo e na sua guarda. Adegas muitos pequenas (menos de 20 garrafas) geralmente vão ficar cheias rapidamente se seu apetite por vinhos de guarda aumentar.

Qual adega comprar para sua casa?

No processo de escolha, algumas questões devem ser levadas em consideração. Em primeiro lugar, pense no tamanho, ou capacidade de garrafas que deseja armazenar. Tendemos a ser conservadores nesse item e, às vezes, sucumbimos a tamanhos inaceitáveis como as de quatro e até oito garrafas que vemos à venda em tantos lugares. Faça as contas baseado em seu consumo e volume de compra. Pense um pouco além de suas necessidades imediatas, projetando-se para um futuro próximo:

(Compra mensal - consumo mensal) x 12 meses

Por exemplo: Se você consome duas garrafas por semana e compra 12 por mês, ao final de um ano deve ter capacidade para armazenar 48 garrafas. Nesse ritmo, ao final de dois anos esteja preparado para ter quase 100 garrafas em sua coleção.

A única boa razão para comprar uma adega climatizada de baixa capacidade (quatro ou oito garrafas) é querer guardar uma pequena quantidade de bons vinhos em seu escritório para comemorar aquele contrato especial ou receber bons clientes. Fora isso, opte por tamanhos acima de 20 garrafas sob o risco de passar a colecionar adegas ao invés de vinhos.

Se você estiver iniciando, pode começar acima de 24 garrafas, mas, se possível, foque nos tamanhos de 50, 100, 150 e 200 garrafas, e prepare-se, pois, ao colocar uma adega em casa, você certamente começará a comprar mais vinhos.

Tem uma dúvida? Envie para nós através do nosso Instagram.

palavras chave

Notícias relacionadas