Mundovino

África do Sul registra morte do produtor Stefan Smit por questões agrárias

Smit era dono da vinícola Louisenhof Wines


Produtor de vinhos envolveu-se em uma disputa de terras em 2018

Stefan Smit, de 62 anos, proprietário da Louiesenhof Wines, na África do Sul, foi baleado e morto na frente de sua esposa por quatro suspeitos armados em junho, devido a uma disputa de terras. De acordo com jornais, Smit, sua esposa Zurena e um amigo da família estavam jantando às 19h, quando quatro homens usando balaclavas entraram pela porta destrancada e atiraram.

A Stellenbosch Agricultural Society e a Stellenbosch Wine Routes divulgaram uma declaração conjunta à imprensa condenando o assassinato. “Stellenbosch Agricultural Society e Stellenbosch Wine Routes condenam veementemente este ato, que deixou a comunidade agrícola com raiva e perturbada, especialmente considerando as mortes contínuas de agricultores e trabalhadores agrícolas em Cape Winelands, mas também no país em geral”. A Transvaal Agricultural Union, organização que representa os interesses dos agricultores, registrou 84 assassinatos em 2017. Outras 15 pessoas foram mortas em fazendas nos primeiros três meses de 2018.

Leia mais:

Os melhores vinhos da África do Sul!

Safra de vinhos sul-africanos sofre queda

André Lurton: um dos grandes nomes da vitivinicultura de Bordeaux

 

De acordo com informações, Smit se envolveu em uma disputa de terras em 2018, quando moradores de uma cidade vizinha ergueram barracos em suas terras e se recusaram a sair. Smit havia pedido uma liminar para removê-los.

A situação tem sido agravada por um debate político em andamento sobre uma emenda da constituição da África do Sul para permitir que as terras sejam tomadas dos agricultores sem se ter que compensá-los. “A Stellenbosch Agricultural Society e a Stellenbosch Wine Routes responsabilizam o governo e pedem a eles que atuem com extrema urgência para garantir a segurança de todos os agricultores, trabalhadores rurais e suas famílias”, disse o comunicado.

Veja também:

+ Vinhos sul-africanos avaliados pela ADEGA

ASSINE JÁ A REVISTA ADEGA. DESCONTOS DE ATÉ 76% 

Da redação

Publicado em 10 de Setembro de 2019 às 11:00


Notícias Louiesenhof Wines Stefan Smit

Artigo publicado nesta revista