Por hieraquia

Conheça Borgonha por suas denominações de origem

A cidade dos grandes vinhos franceses classifica suas áreas por região, comuna ou Grand Cru por meio do Institut National des Appellations d'Origine

por Aguinaldo Záckia Albert

Para conhecer a região de Borgonha, são necessários muitos conhecimentos. As denominações de Borgonha, constituídas pelo Institut National des Appellations d'Origine (INAO), são indispensáveis para os apreciadores bem-informados. O sistema é baseado em classificações com mais de 100 anos e foram postas em mapa em 1984. O INAO também é responsável por controlar as uvas utilizadas, a produção por hectare, o teor alcoólico e a qualidade dos vinhos. Na Borgonha, vamos encontrar 96 vinhos Appellation d´Origine Contrôlée (AOC) e um Vin Delimité de Qualité Supérieure (VDQS). Assim como em Bordeaux, não existem vinhos das categorias Vin de Table e Vin de Pays.

Em hierarquia crescente, a classificação dos vinhos da Borgonha:

I - Denominação regional

Denominação mais simples e genérica. Uvas colhidas no território da Borgonha em zonas especificamente delimitadas. Exemplo: Appéllation Bourgogne Controllée.

Pode denominar a casta: Bourgogne Aligoté, Bourgogne Passe-tout-grain;

b) Pode denominar o método de elaboração: Crémant de Bourgogne;

c) Ou uma sub-região: Bourgogne Côte Challonaise, Bourgogne Hautes Côtes de Beaune.

II - Denominação Comunal

Nome dado por grande número de comunas (pequenos municípios) ao vinho produzido em certas regiões de seu território como, por exemplo, Chablis, Meursault, Vosne-Romanée.

Nessas comunas, os vinhedos são divididos em parcelas chamadas climats - cujos nomes são, muitas vezes, acrescentados ao da comuna no rótulo do vinho. Quando essas parcelas ficam cercadas por muros, são chamadas clos, como os famosos Clos de Vougeot e Clos de la Roche, e ganham a denominação Grand Cru.

III - Denominação Premier Cru 

Pela qualidade de seu terroir, certos climats são classificados como Premiers Cru. O nome do climat aparece no rótulo associado ao nome da comuna, representando o conjunto de uma AOC.
Exemplo: Vosne-Romanée Primer Cru Les Chaumes - Premier Cru situado na comuna de Vosne-Romanée.

IV - Denominação Grand Cru

No caso de um vinho originário de um climat excepcional, graças à sua fama, seu nome é suficiente para designá- lo e constitui uma AOC. Exemplo: Appellation Romanée-Conti Controllée.

+ Acompanhe as notícias de Borgonha

+ Vinhos de Borgonha avaliados pela ADEGA

palavras chave

Notícias relacionadas