A cidade dos grandes vinhos franceses classifica suas áreas por região, comuna ou Grand Cru por meio do Institut National des Appellations d'Origine
por Aguinaldo Záckia Albert
Para conhecer a região de Borgonha, são necessários muitos conhecimentos. As denominações de Borgonha, constituídas pelo Institut National des Appellations d'Origine (INAO), são indispensáveis para os apreciadores bem-informados. O sistema é baseado em classificações com mais de 100 anos e foram postas em mapa em 1984. O INAO também é responsável por controlar as uvas utilizadas, a produção por hectare, o teor alcoólico e a qualidade dos vinhos. Na Borgonha, vamos encontrar 96 vinhos Appellation d´Origine Contrôlée (AOC) e um Vin Delimité de Qualité Supérieure (VDQS). Assim como em Bordeaux, não existem vinhos das categorias Vin de Table e Vin de Pays.
Em hierarquia crescente, a classificação dos vinhos da Borgonha:
Denominação mais simples e genérica. Uvas colhidas no território da Borgonha em zonas especificamente delimitadas. Exemplo: Appéllation Bourgogne Controllée.
Pode denominar a casta: Bourgogne Aligoté, Bourgogne Passe-tout-grain;
b) Pode denominar o método de elaboração: Crémant de Bourgogne;
c) Ou uma sub-região: Bourgogne Côte Challonaise, Bourgogne Hautes Côtes de Beaune.
Nome dado por grande número de comunas (pequenos municípios) ao vinho produzido em certas regiões de seu território como, por exemplo, Chablis, Meursault, Vosne-Romanée.
Nessas comunas, os vinhedos são divididos em parcelas chamadas climats - cujos nomes são, muitas vezes, acrescentados ao da comuna no rótulo do vinho. Quando essas parcelas ficam cercadas por muros, são chamadas clos, como os famosos Clos de Vougeot e Clos de la Roche, e ganham a denominação Grand Cru.
Pela qualidade de seu terroir, certos climats são classificados como Premiers Cru. O nome do climat aparece no rótulo associado ao nome da comuna, representando o conjunto de uma AOC.
Exemplo: Vosne-Romanée Primer Cru Les Chaumes - Premier Cru situado na comuna de Vosne-Romanée.
No caso de um vinho originário de um climat excepcional, graças à sua fama, seu nome é suficiente para designá- lo e constitui uma AOC. Exemplo: Appellation Romanée-Conti Controllée.