Uma seleção com aqueles que trazem características fora do comum seja na taça, seja no conceito. E, quer saber?, têm sempre um quê de vinho especial
por André De Fraia
Para ADEGA o que faz um vinho ser Best Buy não apenas o custo, mas sim a relação entre a qualidade e o valor. Assim, para entrar nessa categoria é necessário que o vinho tenha no máximo 80% do valor médio da sua pontuação.
A lista abaixo está em ordem alfabética, os valores são referentes ao dia que a degustação foi feita e informados pela importadora responsável pelo produto.
Para finalizar, se quiser informações detalhadas e, em alguns casos, onde você pode encontrar o rótulo, basta clicar no vinho.
Um vinho laranja composto de Antão Vaz, Arinto e Viognier fermentado com as cascas e estágio de 6 meses em barris de 400 litros usados. Surpreendentemente polido e refinado, esbanja textura firme, acidez refrescante com toques salinos e de tangerina.
Produzido com as duas principais uvas brancas da África do Sul (83% Chenin Blanc e 17% Sauvignon Blanc) este vinho expressa todo o potencial da região em fazer vinhos frescos, aromáticos e com grande personalidade.
Rótulo em homenagem aos Sorboles, árvores frutíferas que colorem as paisagens da Campania, região do sul da Itália. Composto de 85% Aglianico e 15% Piedirosso, é fresco e redondo, com ótima textura de taninos, acidez vibrante e final agradável.
Nascido no vinhedo El Mariscal, D.O. Puente Alto, foi lapidado por Marcelo Papa para ser um dos grandes vinhos do Chile. Seu blend é composto de 72% Cabernet Sauvignon, 20% Cabernet Franc e 8% Petit Verdot e impressiona pelo equilíbrio e profundidade do conjunto.
O Norton Malbec DOC foi o primeiro vinho a apresentar em seu rótulo a sigla DOC, fazendo referência à procedência das uvas. Produzido exclusivamente com uvas provenientes de Lujan de Cuyo é um vinho macio, fácil de beber que conquista o degustador a cada taça.
Um vinho que representa a arte dos blends portugueses pelas mãos de um de seus maiores enólogos: Paulo Laureano. Acessível e gostoso de beber, mostra frutas negras seguidas de notas florais, de ervas e de especiarias. Aqui menos é muito mais.
Produzido no município de São Joaquim, em Santa Catarina, o Pericó Taipa Rosé 2019 é elaborado a partir de Cabernet Sauvignon e Merlot. Estruturado, tem gostosa acidez, firme textura e final agradável, com toques cítricos e de morangos maduros.
São 21 castas utilizadas aqui. Metade é de Alicante Bouschet e para os demais 50% são utilizadas 20 outras castas tintas tradicionais do Alentejo. O resultado é um vinho vibrante e cheio de tensão que consegue ter concentração e nitidez de fruta em conjunto com fluidez e frescor.
Delicioso tinto da Campanha Gaúcha que une a fruta e frescor da Marselan (76%) - vinificada em tanques de aço inoxidável - com a estrutura da Tannat (24%) que amadurece em madeira. O resultado é um vinho que traz estrutura equilibrada por refrescante acidez.
Um espumante rosé produzido pelo mpetodo Charmat que chama a atenção pela uva escolhida, a Malbec. Famosa por produzir grandes tintos, aqui ela traz frutas vermelhas maduras acompanhadas de notas florais. Um espumante descompromissado e cativante, perfeito para acompanhar uma entrada ou petiscar.
Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui
+lidas
1000 Stories, história e vinho se unem na Califórnia
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?
Os mais caros e desejados vinhos do mundo!
Pós-Covid: conheça cinco formas para recuperar seu olfato e paladar enquanto se recupera
Notas de Rebeldia: Um brinde ao sonho e à superação no mundo do vinho