Mundo Vino

Catena diz ter evidências químicas da influência do terroir

Estudo mostra como cada terroir deixa uma impressão digital química no seu vinho

por André De Fraia

Pesquisadores do Catena Institute, órgão responsável pelo estudo

O Catena Institute of Wine, fundação ligada a vinícola argentina Catena Zapata, publicou um estudo que traz evidências da existência do terroir. A técnica consiste em identificar o que eles chamam de "impressão digital química do vinho" e através dela determinar o terroir de onde as uvas são provenientes e até mesmo a safra.

LEIA MAIS

» Estudo mostra que taninos podem inibir a Covid-19

» Brasil terá primeira Indicação Geográfica de vinhos tropicais do mundo

“Pela primeira vez, um estudo mostra que o efeito terroir pode ser descrito quimicamente de safra a safra em regiões maiores, bem como em parcelas menores. Pudemos prever com 100% de certeza a safra de cada vinho de nosso estudo por meio de análises químicas. ” Destaca a Dra. Laura Catena, fundadora do Instituto e diretora geral da Catena Zapata.

A pesquisa utilizou 201 vinhos de 23 parcelas menores do que um hectare provenientes de três safras diferentes e doze indicações geográficas diversas. O resultado foi que 11 das 23 parcelas puderam ser identificadas através da técnica de cromatografia – que mapeia a estrutura molecular do vinho – com 100% de certeza e as 12 amostras restantes tiveram uma assertividade de 83%.

Equipe do Catena Institute of Wine em pesquisa de campo em um de seus vinhedos

O estudo foi considerado um sucesso e ainda está sendo aperfeiçoado com técnicas de análise sensorial e de compostos voláteis que devem complementar a pesquisa e aumentar a eficácia da técnica.

Estudos parecidos já foram feitos na Austrália, China, França e nos estados Unidos, porém se baseavam na uva e no mosto e não no vinho acabado.

O que é terroir

A palavra francesa terroir em sua origem significava "solo", porém hoje em dia não tem mais tradução para outros idiomas e seu significado exato é motivo de controvérsia entre diversos estudiosos. A ADEGA já escreveu sobre o assunto e trouxe algumas definições utilizadas mundo afora.

Para ler o estudo completo do Catena Institue of Wine clique aqui.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas