Portugal

Como ler rótulos de vinhos portugueses?

Apesar de ter a mesma língua que a nossa o rótulo do vinho português pode conter informações específicas do país


O vinho de Portugal é marcado por diferentes regiões como Porto e Alentejo

Ler um rótulo de vinho português é bastante simples já que a língua ajuda. Contudo, há detalhes que muitas vezes nos escapam, pois o vinho de Portugal tradicionalmente é um blend de várias uvas e, caso não haja nenhuma referência às castas usadas no rótulo e contrarrótulo, fica quase impossível saber com o que são feitos, pois os cortes podem mudar muito de produtor para produtor em uma mesma região. Mais do que isso, a mesma uva tem nomes diferentes nas diferentes regiões.

Dicas

1- Tradicionalmente, os vinhos portugueses são vinhos de corte feitos com inúmeras uvas. Cada região possui castas típicas e cada produtor as usa na proporção que achar melhor. Contudo, mais e mais os produtores vêm detalhando as castas e o modo de produção em seus contrarrótulos. Vale ficar atento aos nomes das variedades de uva que mudam de região para região, por exemplo: a Aragonez também é conhecida como Tinta Roriz; a Fernão Pires pode ser chamada de Maria Gomes, a Trincadeira pode receber o nome de Tinta Amarela e mais outras oito designações.

Leia mais:

Termos que descrevem o vinho

Como decifrar rótulos italianos?

A prigem dos vinhos portugueses

O que você pode encontrar em um rótulo português?

[Colocar Alt]

1 - Nome do produtor e da vinícola – Pode ser uma Quinta, uma Herdade, uma marca etc.

2 - Ano da safra.

3 - Região de origem – Existem as Denominações de Origem Controlada. Outro termo comum utilizado nos rótulos é o CVR, ou seja, Comissão Vitivinícola da Região.

4 - Tipo de vinho – Pode ser branco, tinto, rosé.

5 - Local de engarrafamento

Outros termos que podem aparecer

Garrafeira – menção de qualidade que aparece nos vinhos de reserva portugueses (quando receberam estágio de pelo menos 1 ano em garrafa).

Reserva – em Portugal, o termo não garante qualidade ou indica tempo de envelhecimento em barrica, depende da legislação da região e do produtor.

Veja também:

Confira o guia prático do vinho

Como decifrar rótulos alemães?

+ Vinhos portugueses avaliados pela ADEGA

Da redação

Publicado em 21 de Agosto de 2019 às 14:00


Notícias Portugal vinhos portugueses como ler vinhos portugueses guia do vinho