Mundovino

Designers usam vinhas para cobrir edifício em Milão

Empresa Carlo Ratti ganhou concurso internacional que promove a sustentabilidade urbana

por Redação

Empresa de design Carlo Ratti Associati desenvolveu o projeto Vitae em parceria com o grupo imobiliário Covivio e com o consórcio italiano Habitech

A empresa de design italiana Carlo Ratti Associati (CRA) venceu uma competição para transformar um local industrial em desuso em Milão em um prédio de escritórios e centro de pesquisa que será adornado com 200 metros de videiras.

A CRA venceu a competição “reinventing cities”, organizada pelo C40 Cities Climate Leadership Group. O seu design apresenta um novo edifício de escritórios que também contará com um restaurante no piso térreo e um centro de pesquisa molecular e oncológica.

Leia mais:

Marqués de Riscal: a estrela de Rioja

Petra: a estrela arquitetônica da Toscana

O design de Catena Zapata na Argentina

O projeto, chamado Vitae, terá um caminho coberto por uma pérgola de vinhas com 200 metros. A empresa não comentou quais variedades de uva devem ser plantadas nem se vinho seria produzido a partir das videiras. Inspirado pelo design biofílico, um princípio de construção que usa o plantio para aumentar a conexão com o ambiente natural, o projeto foi desenvolvido em parceria com o grupo imobiliário Covivio e com o consórcio italiano Habitech.

O antigo espaço industrial vazio está localizado perto do museu de arte contemporânea Fondazione Prada. O projeto também inclui uma praça, mais de 5.000 metros quadrados de espaço público, e terraços e estufas para agricultura urbana e cultivo hidropônico.

A competição foi criada para recompensar projetos urbanos neutros em carbono, com o objetivo de promover a sustentabilidade urbana. A construção deve começar no final deste ano. “Estamos falando da tendência natural de nossa espécie em buscar nossa felicidade por meio da imersão na natureza. Graças às novas tecnologias, agora é possível atingir esse objetivo mesmo no coração da cidade – isso é particularmente relevante em um prédio dedicado à pesquisa científica”, afirmou Saverio Panata, sócio da CRA e gerente de projetos da Vitae.

Veja também:

+ Vinhos italianos avaliados pela ADEGA

ASSINE JÁ A REVISTA ADEGA. DESCONTOS DE ATÉ 76%

palavras chave

Notícias relacionadas