Para celebrar o dia mundial da uva Chardonnay, preparamos uma lista para você escolher o melhor vinho
por Sílvia Mascella
Começamos pelo final: depois de escolher os vinhos que você deseja provar de nossa lista, faça uma pesquisa na internet para ver se ADEGA acertou o Dia Mundial da Chardonnay. Provavelmente você vai achar que não, pois não há um consenso sobre a data correta, apenas que a celebração recai na terceira semana de maio.
A confusão, de certa forma, faz sentido quando se trata da Chardonnay, a uva branca mais popular e mais cultivada nos mais diversos terroirs do mundo. Não dá pra ter um consenso com uma variedade de uva que mostra tantas facetas dentro da taça.,
LEI TAMBÉM: Harmonização - uma seleção especial para apreciar a Chardonnay
Por conta dessa versatilidade, adaptabilidade e propagação nos mais diversos terroirs do globo é que vale a pena celebrar e provar variados estilos e procedências daquela que é conhecida como a “Rainha das uvas brancas”, seja nos vinhos tranquilos ou nos espumantes. Entre as uvas de origem francesa mais antigas conhecidas, a Chardonnay é o fruto da combinação natural das uvas Pinot Noir e Gouais Blanc e essa combinação aconteceu – provavelmente – na Borgonha.
Na lista que preparamos estão alguns dos grandes Chardonnay franceses da Borgonha, mas também estão vinhos excelentes e muito especiais feitos na Itália, em Portugale na Espanha e também rótulos diferenciados no Novo Mundo, como do Chile e da Argentina bem como do Brasil e da África do Sul. É importante lembrar que a Chardonnay é uma das poucas uvas brancas que estabelece uma boa relação e evolui bem em barricas de carvalho, e saber disso antes de degustar pode ser bem importante. Nossa lista tem mais de 200 vinhos em diversas faixas de preços, não deixe de consultar!