A Rainha das uvas pede passagem!
por André De Fraia
Dicas de rótulos de grandes Cabernet Sauvignon
A Cabernet Sauvignon é famosa por produzir grandes tintos em terroirs icônicos como Bordeaux, Austrália e Califórnia.
Se engana, no entanto, quem acha que a uva só produz tintos potentes. Afinal, a Cabernet é famosa por sua versatilidade e produz ainda delicados rosés e até espumantes.
Mas é claro que no vinho tinto é que ela se destaca. Abaixo ADEGA listou 10 vinhos, varietais ou não, mas que têm a CS como a protagonista.
E se quiser encontrar os Cabernet Sauvignon mais bem pontuados das melhores importadoras do país, clique aqui.
Este 100% Cabernet Sauvignon suculento e fácil de agradar e de beber, tem acidez na medida e taninos de boa textura.
Este é um 100% Cabernet Sauvigon com uvas provenientes de uma parcela de 1,4 hectare plantada em Isla de Maipo. A fermentação é feita sem adição de leveduras e o vinho passa meses em foudres de carvalho de 2.500 litros. Mais um ótimo exemplar da excelente safra 2018 do Chile. E se está ótimo agora, tem tudo para ficar ainda melhor nos próximos 10 anos.
Este é um 91% Cabernet Sauvignon, 5% Cabernet Franc, 3% Merlot e 1% Petit Verdot nascido em excepcionais lotes do Alto Maipo. Eleito o vinho do ano de 2020 pela Revista ADEGA é a mais precisa e refinada safra desse vinho.
Este é um Cabernet Sauvignon que leva uma pequena parte de Cabernet Franc no blend. Traz gostosa acidez, taninos de grãos finos e final suculento e persistente. Um dos belos exemplares da vinícola Montes.
Este é um 85% Cabernet Sauvignon e 15% Cabernet Franc. Traz aromas de cassis e de ameixas, de especiarias e de eucalipto. Os taninos estão firmes, mas bem integrados ao conjunto, trazendo um final de boca saboroso.
Este é um 100% Cabernet Sauvignon que esbanja frutas vermelhas e negras maduras. Seus 12 meses em barricas de carvalho dão caráter sedoso e equilíbrio a este grande vinho assinado por Julia halupczok e Matías Michelini.
Elaborado majoritariamente a partir de Cabernet Sauvignon com estágio de 13 meses em barricas de carvalho francês, traz aromas típicos e cativantes, mas é na boca que chama mais atenção. Se por um lado é refinado e preciso, por outro traz acidez vibrante e final suculento. Uma das melhores, senão a melhor, edição desse tinto provada por ADEGA até o momento.
Exclusivamente feito com Cabernet Sauvignon, passa 14 meses em barricas de carvalho e é um vinho que chama atenção pela profundidade, estrutura e volume de boca.
Este Cabernet Sauvignon chama atenção pelas notas de ervas e de especiarias que envolvem as frutas vermelhas e negras maduras no ponto certo. Muito bem feito nesse estilo velha escola, menos intenso e mais sutil, é um vinho gastronômico e gostoso de beber. Mais um bom rótulo da Torreón de Paredes.
Este é um 100% Cabernet Sauvignon que fermenta e estagia parte em madeira e parte em inox, resultando em um vinho gostoso de beber, com taninos macios, acidez na medida e final médio para longo. Mais uma boa edição dessa linha consistente.
Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui
+lidas
1000 Stories, história e vinho se unem na Califórnia
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?
Os mais caros e desejados vinhos do mundo!
Pós-Covid: conheça cinco formas para recuperar seu olfato e paladar enquanto se recupera
Notas de Rebeldia: Um brinde ao sonho e à superação no mundo do vinho