Descubra o vinho que melhor combina com o seu estilo de chocolate preferido
por Paula Daidone
Combinar vinho com chocolate é uma tarefa difícil. Isso acontece porque o chocolate reúne três elementos complexos: gordura, açúcar e sabor intenso. A gordura deixa a boca untuosa e a doçura impregna no paladar, obstruindo as papilas gustativas e tirando o sabor de tudo que for ingerido depois. Poucos vinhos possuem estrutura para chegar perto da força desse doce.
Confira abaixo algumas dicas para você encontrar o vinho que melhor combina com o seu tipo de chocolate preferido.
O chocolate ao leite é doce e gorduroso, essas características dificultam encontrar uma combinação confortável para o paladar. Por isso, nessa categoria de chocolate, vale testar diferentes combinações e perceber o que o seu paladar aceita. Você pode testar tintos leves, frutados e com baixo teor alcoólico, como Gamay, Merlot e Grenache. Brancos maduros e com um toque leve de carvalho, como Viognier, Chardonnay e Pinot Gris; ou espumante Moscatel. Na linha dos vinhos de sobremesa, Porto Ruby jovem e o espanhol PX.
Chocolates com mais de 65% de cacau são os mais intensos e apresentam notas torradas e terrosas. O vinho deve ser tinto, encorpado, com taninos redondos e frutado. A escolha óbvia são os vinhos de sobremesa tinto, como os portugueses Porto e Madeira ou o francês Banyuls. Vinho tinto seco de casta tânica é uma possibilidade audaciosa, mas que alcança belo feito. Cabernet Sauvignon, Syrah, Malbec e Tannat são uvas que pedem por um acompanhamento de sabor intenso. E o chocolate escuro entrega isso. Vinhos com o teor de açúcar residual um pouquinho maior ou com fruta mais doce, podem ajudar a suavizar a amargura dos taninos do chocolate.
Chocolate branco é doce, macio e untuoso. Pede por um vinho que se assemelhe na doçura e textura. Priorize os vinhos brancos com doçura, para equilibrar o sabor do chocolate; acidez média/alta, para limpar a untuosidade; e com textura cremosa e amanteigada, igualando o peso do chocolate. Pode ser exemplares bem doces, como Moscatel, ou de castas aromáticas, como Riesling (ao estilo Mosel), Viognier e até Torrontés (com açúcar residual elevado). Vale variações de vinificação: tranquilo, espumante ou sobremesa.
A harmonização perfeita entre chocolate e vinho é aquela que você mais gostar. Por se tratar de uma combinação incerta, cada paladar receberá o resultado de um jeito. Há quem ame vinho com chocolate, como quem deteste! Por isso, não tenha medo de testar novas combinações e experimentar diferentes estilos. Faça isso até encontrar o seu par preferido. Muito mais do que as regras, respeite o seu gosto!
Confira Vinhos do Porto que custam até R$ 250 avaliados pela Revista ADEGA que combinam com chocolate: