A outra lado da Borgonha

Gamay: o melhor vinho com a ‘outra’ tinta da Borgonha

Uma lista para conhecer o melhor vinho da Gamay, a outra uva tinta da Borgonha

A uva Gamay Noir a Jus Blanc, da Borgonha
A uva Gamay Noir a Jus Blanc, da Borgonha

por Sílvia Mascella

Se você alguma vez já se perguntou o que há nas taças de vinho servidas sem cerimônia para os franceses nos bistrôs e nos cafés, a resposta está aqui: na maioria das vezes é um tinto leve e frutado da uva Gamay, provavelmente da região de Beaujolais, que fica ao sul da Borgonha.

O nome completo da uva é Gamay Noir a Jus Blanc (algo como ‘Gamay negra de suco branco’) e os franceses costumam brincar dizendo que é o único vinho branco que, por acaso, é tinto. A explicação para esse comentário é que muitos vinhos feitos com a Gamay são mesmo vinhos leves, frescos, frutados e para serem bebidos jovens e – mesmo sendo tintos – costumam ser servidos refrescados.

LEIA TAMBÉM: Vinhos da uva Gamay são um coringa nas harmonizacões com queijos

Mas existem grandes diferenças entre os vinhos produzidos com essa uva mesmo em sua região principal, a zona de Beaujolais. Existe o ‘Beaujolais Noveau” (Beaujolais jovem) que chega ao mercado poucos meses despois das uvas terem sido colhidas, e cuja campanha de marketing (Le Beaujolais Est Arrivé – O Beaujolais chegou), ganhou o mundo algumas décadas atrás e, mesmo eficiente, só mostrava a face mais simples dos vinhos produzidos com a Gamay.

Beaujolais é, na verdade e administrativamente, parte da Borgonha, embora as duas regiões tenham pouca semelhança até mesmo no terroir. São dez villages (crus) que produzem vinhos muito elegantes e interessantes com a uva Gamay: St. Amour, Juliénas, Chénas, Moulin-a-Vent, Fleurie, Chiroubles, Morgon, Régnié, Brouilly e Côte de Brouilly.

LEIA TAMBÉM: Borgonha - vai ser difícil achar apenas um melhor vinho

A uva Gamay também é importante em outras regiões francesas, como no vale do Loire e em outros países, como a Itália, Suiça, Estados Unidos e até no Brasil. Uma coisa, no entanto, os vinhos têm em comum, são sempre frutados. Se a expressão dessa fruta é mais fresca, mais doce, combinada com especiarias, florais ou com herbáceo, esses detalhes serão de cada local específico. Mas os grandes Beaujolais (que você vai encontrar nesta lista) e os vinhos bem feitos com a Gamay são elegantes, com boa acidez, corpo leve a médio e aromas encantadores de morangos, cerejas, violetas, rosas e um toque de especiarias. Veja a lista abaixo dos melhores Gamay degustados por ADEGA.

palavras chave

Notícias relacionadas