Casta espanhola produz vinhos que são ótimos com diversos queijos
por Redação
Uva clássica espanhola pode produzir vinhos que harmonizam bem com diversos estilos de queijo
Muitas vezes, os espanhóis escolhem Jerez para acompanhar a textura e os sabores suaves de um bom Manchego. No entanto, esse é o tipo de queijo que definitivamente pode ser harmonizado com um tinto. Por que não um Tempranillo?
Quando pensamos em Tempranillo espanhol, muitas vezes cogitamos tintos encorpados, com passagem importante por barrica, contudo, ao lado de queijos, é melhor ficar de olho nas versões jovens ou com pouca passagem por barrica (Crianza), que são mais frescos e menos tânicos, sofrendo menos impacto da salinidade de alguns queijos.
Outro clássico da Espanha, que pode combinar bem com Tempranillo, é o Roncal. Nesse mesmo estilo, podemos elencar ainda alguns como Fontina, Asiago, Provolone, Tilsit, entre tantos de massa entre semimole e dura, preferencialmente com salinidade moderada.
Um belo Tempranillo, fresco e frutado (mesmo com uma leve passagem por barrica), poderá harmonizar com uma gama interessante de queijos desse estilo.
SOLAR DE CARRIÓN TEMPRANILLO 2018 - AD 89 pontos
Marqués de Carrión, Rioja, Espanha. Tinto elaborado majoritariamente com Tempranillo, com breve passagem por madeira. Gostoso de beber e de perfil gastronômico, mostra cerejas e groselhas acompanhadas de notas florais, terrosas e de ervas, tanto no nariz quanto na boca. De médio corpo, tem taninos de boa textura, refrescante acidez e final também médio, com toques de especiarias. Álcool 13%.
» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui