Mundovino

Lalique cria barrica de cristal para o Château Lafaurie-Peyraguey

Barrica faz parte da comemoração de 400 anos do Château Lafaurie-Peyraguey

por Redação

Nos últimos anos temos visto enólogos testarem outras formas de amadurecer vinhos sem ser nas famosas barricas de carvalho. Alguns testam com ânforas. Outros com barricas em formatos ovais. Outros ainda escolhem madeiras diferentes do carvalho. Mas e em cristal?

Para celebrar os 400 anos do Château Lafaurie-Peyraguey, a joalheria Lalique produziu uma barrica de cristal para armazenar 225 litros de vinho Sauternes. Especialistas da Lalique passaram mais de dois anos aperfeiçoando projetos e construindo a barrica, que a empresa alegou ser a “primeiro no mundo”.

Leia mais:

+ A maturação do vinho em barricas de whisky

+ Os segredos do uso das barricas nos aromas e sabores do vinho

[Colocar Alt]

A obra de arte encontra-se agora nas caves de Lafaurie-Peyraguey e mantém vinho Sauternes da safra 2013. O CEO da Lalique, Silvio Denz, que comprou o Château Lafaurie-Peyraguey no início de 2014, encomendou o barril de cristal para marcar o quarto centenário desde que a propriedade foi adquirida por Sieur Raymond Peyraguey, em 1618. “A aliança entre Lalique e Château LafauriePeyraguey é um casamento de savoir-faire e savoir-vivre franceses, uma fusão entre o ouro de Sauternes e o cristal da Alsácia”, afirmou. O barril também traz a gravura “femme et raisins” (mulher e uvas) criada por René Lalique em 1928.

palavras chave

Notícias relacionadas