Mundovino

Lord Foster é contratado para projetar vinícola em Saint-Émilion

O arquiteto ficará responsável pelo projeto Le Dôme

por Redação

Investimento para a execução da construção está estimada em mais de 10 milhões de euros

Jonathan Maltus, dono de Château Teyssier, contratou ninguém menos que Lord Norman Foster para projetar a nova vinícola para a sua propriedade Le Dôme, cuja primeira safra surgiu em 1996, em Saint-Émilion. Foster é um dos mais celebrados arquitetos do mundo e recentemente projetou a nova cantina do Château Margaux. O projeto de Le Dôme está estimado em 11 milhões de euros.

Leia mais:

Dicas de passeios pela cidade de Saint-Émilion

A arquitetura sustentável das vinhas de Alois Lageder

O escritório Foster & Partners vai criar uma vinícola e uma sala de provas para a propriedade, que se destaca por seu foco em Cabernet Franc. Espera-se que a vinícola esteja concluída em 2020, mas a abertura oficial só deve ocorrer em abril de 2021 para as provas en primeur. “Fui convidado a encontrar Foster em Madrid, onde fica a Fundação Norman Foster. A reunião durou uma hora e meia e ele começou a desenhar essa coisa na minha frente”, disse Maltus, espantado com o processo criativo de Foster.

O projeto conta com uma sala de degustação no terraço, com vista de 360 graus das vinhas, bem como dos châteaux Angélus e Canon, seus vizinhos. Os pisos serão interligados por uma rampa interna e externa, além de um átrio circular que percorrerá o centro do edifício, até um telhado de madeira com cúpula e azulejos de terracota, com 40 metros de diâmetro e apoiado por uma rede entrelaçada de vigas. “As vistas e a paisagem sempre foram os principais protagonistas do design. O processo de vinificação é levado ao coração do edifício e o nível superior fornece uma área flexível para as pessoas se reunirem e saborearem o maravilhoso vinho do terroir”, aponta Foster.

A capacidade da vinícola será suficiente para produzir a partir de 10 hectares de vinhedos, com base em um rendimento de 32 hectolitros por hectare. O principal investidor na vinícola Le Dôme foi a empresa tcheca J&T Finance Group, liderada por seu CEO, Patrik Tkác. A J&T Banka também ajudou a financiar o projeto, embora detalhes não tenham sido divulgados. Maltus acrescentou que ele e Tkác também planejam possíveis aquisições de vinhedos na Borgonha e Champagne.

Veja também:

O melhor do vinho Château Margaux

ASSINE JÁ A REVISTA ADEGA. DESCONTOS DE ATÉ 76%

palavras chave

Notícias relacionadas