Col Solare, em Washington State passará a ser 100% da Marchesi Antinori, que amplia sua presença nos EUA
por Sílvia Mascella
A tradicional vinícola italiana Marchesi Antinori, que começou em 1385 com o florentino Giovanni di Pietro Antinori, é administrada pela 26ª geração da família, e nos últimos anos vem expandindo sua atuação não apenas para fora da Toscana, como para fora da Itália (uma delas é a Haras de Pirque, no Chile).
Está em fase de conclusão, até o final de junho, a aquisição de 100% da vinícola Col Solare, uma importante propriedade localizada no estado de Washington, nos Estados Unidos. A Antinori já é proprietária de parte da Col Solare junto com o Chateau Ste.Michelle, outra reputada vinícola histórica do estado de Washington.
LEIA TAMBÉM: Andre Tchelistcheff, o revolucionário do vinho americano
Em uma recente entrevista, o diretor Pietro Antinori declarou que a família ficou fascinada pelo terroir de Red Mountain (no estado de Washington) já nos anos 1990, quando ele visitou a região acompanhado do famoso enólogo André Tchelistcheff (que faleceu em 1994, veja perfil no destaque acima) e que na época era consultor da Vinícola Ste.Michelle. “A aquisição total da Col Solare, junto da compra da Stag’s Leap é a prova do quanto acreditamos nesses territórios vitícolas excepcionais”, disse Antinori. No ano passado a Marchesi Antinori adquiriu a icônica vinícola Stag’s Leap Wine Cellars, no Napa Valley, transformando-a na única vinícola californiana de propriedade de italianos.
A vinícola de Washington, que teve sua primeira safra em 1995, está no sul do estado, perto da divisa com o Oregon. Col Sorale possui 11 hectares de vinhedos, especialmente com a variedade Cabernet Sauvignon, na AVA (equivalente americana da Denominação de Origem) Red Mountian da sub-apelação de Columbia Valley. Red Mountain é conhecida por ser a região mais quente do estado, produzindo uvas de boa maturação e excelente qualidade. São produzidos 6 vinhos tintos na vinícola: varietais de Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec, Syrah e um blend.
+lidas
Mais do que o melhor: os excelentes vinhos do Duero, na Espanha
Qual o significado do vinho na Bíblia?
California cria certificado de sustentabilidade para seus vinicultores
Como harmonizar vinho e pratos: 10 Regras de Ouro e 5 Erros Comuns
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?