Enoturismo e maior distribuição devem fazer o mercado de vinhos orgânicos crescer até 2028 mais de US$ 5 bilhões
por Sílvia Mascella
A empresa anglo-americana de pesquisa e análise de tendências de mercados Technavio, divulgou nesta semana um relatório que afirma que o mercado global para vinhos orgânicos tem crescimento estimado em 5,53 bilhões de dólares para o período entre 2024-2028.
O crescimento anual estimado para esse mercado é de 8,76%, impulsionado pelo enoturismo em vinícolas e vinhedos orgânicos e pelo aumento da distribuição desses vinhos em lojas duty-free, e em canais de distribuição online e offline, mesmo com a volatilidade de preços do mercado.
LEIA TAMBÉM: Orgânicos e com mais de 90 pontos - encontre os melhores vinhos
O relatório informa ainda que o mercado é fragmentado e que há muitos players nele (34% deles são europeus), mas que os vinhos orgânicos ganharam atenção significativa do público, especialmente nas lojas duty-free dos aeroportos, que estão aumentando seus espaços de vendas de vinhos e abrindo negociações com marcas importantes.
Os consumidores estão dispostos a pagar preços mais elevados por vinhos que sejam parte da tendência eco-friendly e de empresas que tenham a agricultura sustentável como prática de produção. No entanto, a pesquisa aponta o desafio para os produtores para comunicar claramente em seus rótulos suas práticas de produção e as certificações ecológicas que variam de país para país.
LEIA TAMBÉM: Champagne Telmont vai utilizar garrafas de diferentes cores em prol da sustenabilidade
“Grandes países produtores, como a Itália, a França e os EUA, estão investindo em vinhedos orgânicos para conseguir atender a demanda desse mercado em crescimento. As vendas seguem em expansão, fazendo com que essa seja uma oportunidade atrativa de negócios para as vinícolas”, afirma o relatório da Technavio.
Algumas das vinícolas que forneceram dados para a pesquisa (revelando também o aumento na procura por visitação enoturística e degustações) foram a italiana Banfi, a sul-africana Avondale, as chilenas Emiliana e Concha y Toro, as americanas Jackson Family Wines e Harris Organic Wines e a francesa Grands Vins Jean Claude Boisset, entre outras.
+lidas
Sour Grapes: história do falsificador famoso que foi parar no Netflix chega ao seu capítulo final
Qual é a temperatura de serviço ideal para cada tipo de vinho?
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?
Château Le Puy é o fenômeno de Bordeaux que ganhou o mundo através de quadrinhos japoneses
Os mais caros e desejados vinhos do mundo!