A associação "Mulheres do Vinho" na Itália lançou o rótulo Korale, um vinho calabrês que celebra a luta contra a violência de gênero
por Silvia Mascella
Está acontecendo na Itália, desde o dia 1o de março até o dia 14 a "Giornate delle Donne del Vino", evento organizado pela 'Associação Nacional Mulheres do Vinho' da Itália, onde foi lançado um vinho em edição especial contra a violência de gênero.
Korale é um vinho tinto criado como homenagem `as vitimas e em agradecimento às pessoas que doaram fundos para o Centro Antiviolência Roberta Lanzino, uma casa de acolhimento na Calábria que recebe mulheres vítimas de violência de gênero.
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Daniela Mastroberardino, presidente da Associação afirmou que o vinho celebra a memória de muitas mulheres, inclusive da sommeliére Donatella Briosi (que era uma das associadas do grupo), assassinada por seu ex-companheiro em 2018. "Essa iniciativa é parte de nosso empenho na sociedade civil para a melhora das condições de vida das mulheres", afirmou Daniela no lançamento.
O vinho é fruto da colaboração de 10 produtores calabreses, cada um entrou com o melhor tinto que produz e foi criado um blend de uvas de 6 vinhedos autóctones, com a uva Magna Grecia. "Como mulheres do vinho, unimos forças para fazer o que sabemos melhor, um vinho para dizer 'basta!' ao cotidiano de violência que é fruto de uma regressão da sociedade", disse Vincenza Alessio Librande, delegada da Associação da região da Calabria.
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Korale, o nome escolhido pela Associação, faz referência ao grego antigo, onde "kora" era a palavra designada para a mulher e também era um dos nomes pelos quais era invocada a deusa Perséfone, quem guiava a alternância das estações e o crescimento dos frutos. Raptada pelo deus Hades (o rei do submundo) ela vivia seis meses embaixo da terra (quando o mundo estava envolvido pelo outono e inverno) e seis meses na superfície (quando o mundo vivia a primavera e o outono). Assim que ela saia do submundo, com o auxílio de sua mãe Deméter (a deusa da agricultura) as terras voltavam a ser férteis.
Outro objetivo do lançamento é a difusão da idéia da sustentabilidade, pois a garrafa utilizada é mais leve e pesa menos no ambiente, a rolha é 100% reciclável e o rótulo é feito com fibra já reciclada, tudo em nome da economia circular.
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