Mundo Vino

No dia do enólogo entenda a diferença entre as pessoas do mundo do vinho

A ADEGA explica qual a diferença entre enólogo, enófilo e sommelier

por Redação

Enólogo, profissional responsável por produzir o vinho

Para entender como classificar os diferentes tipos de pessoas que se enquadram no mundo do vinho é preciso uma pequena aula sobre sufixos. Sufixo nada mais é do que aquele finalzinho da palavra que, junto com o radical, vai montar a palavra em si.

LEIA MAIS

» Que tipo de enófilo você é?

» Guia prático do bom sommelier

Por exemplo, “logo” e “filo”, são sufixos que se ligam ao radical latino “eno” (vinho), formam as palavras enólogo e enófilo. “Logo” vem do grego “lógos” que designa aquele “que estuda, conhece, é especialista em”. Ele geralmente serve para apontar quem estuda uma ciência ou arte (uma “logia”, como teologia, biologia ou mesmo enologia). Já “filo” vem de “phílos” e significa “amigo, querido, queredor”.

Portanto, enólogo é a pessoa especializada em enologia, ciência que trata do vinho, mais especificamente da técnica de produzi-lo. Já enófilo é o termo usado simplesmente por todos os que gostam de vinho, mas também pode ser dito para quem se dedica ao comércio ou aos assuntos vinícolas. Ou seja, se você tem um amigo que gosta de vinho, estudou sobre o tema, mas não a ponto de ter ingressado na ciência e prática da enologia (produzir realmente um vinho), ele é um enófilo. “Mas ele não seria um sommelier?”

Sommelier é um termo francês. Pronuncia-se “somêliê”. Sua origem remonta à Idade Média, ao século XIII, quando era usado para designar o condutor de animais de carga. Um século depois, o nome era usado para apontar pessoas encarregadas de transportar e guardar as provisões das cortes reais em suas viagens. Havia um sommelier de frutas, um de pães, um de carnes, um de armas etc. Aos poucos, o termo sommelier passou a substituir o échanson, ou escanção – que remete ao oficial da corte que serve vinho ao rei. Além de servir, ele também provava o vinho antes para assegurar que a bebida não estava envenenada. Somente a partir de 1812 é que o termo sommelier começou a indicar os profissionais especializados em bebidas alcoólicas.

E parabéns para todos os enólogos que fazem o nosso querido vinho!

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas