Dirk Niepoort

O vinho branco de Dirk Niepoort

A história do vinho branco Coche de Dirk Niepoort de Douro em Portugal

por Redação

Em 2010, Dirk Niepoort, um dos produtores mais inovadores do Douro, recebeu uma encomenda inusitada. A direção do hotel MGM em Macau solicitou que criasse um vinho branco exclusivo para seus clientes. “O melhor que puder fazer”, foi o pedido.

De volta a Portugal, começou a trabalhar no projeto, experimentando diferentes vinhos, até que, ao provar um deles, comentou entusiasmado com o enólogo com quem trabalhava: “É um Coche!”. A referência não foi gratuita. Dirk admira os vinhos da Borgonha e CocheDury é considerado um dos melhores produtores de brancos da região. Satisfeito, mandou engarrafar algumas garrafas e enviou-as para o contato em Macau. Semanas depois recebeu uma carta que agradecia o trabalho e informava que o vinho, embora muito bom, não era o que desejavam. Irritado, e certo da qualidade do vinho, resolveu colocá-lo no mercado, com o nome Coche no rótulo.

O sucesso, de crítica e público, foi imediato. Pouco tempo depois, voltou a ser contatado pelo pessoal do hotel. Queriam comprar todas as garrafas ainda disponíveis do vinho. Bem a seu estilo, Dirk simplesmente recusou a proposta. E continua a produzir o Coche, hoje um dos grandes brancos de Portugal.

Veja também:

Notícias do Douro

Dirk Niepoort muda equipe enológica

Douro Kids: a nova geração dos Douro Boys

palavras chave

Notícias relacionadas