A Argentina produz excelentes vinhos brancos que você precisa conhecer
por Silvia Mascella
Vamos falar de excelentes vinhos brancos da Argentina sim. Afinal, tem momento para todo tipo de degustação, até para além dos Malbec, Cabernet Sauvignon e Bonarda. Que tal aproveitar para conhecer alguns brancos de nossos hermanos?
A uva branca mais famosa da Argentina é a Torrontés, mas não foi sempre assim, ela foi deixada de lado por décadas como uma uva que produzia vinhos 'menores', não tão elegantes. Até que uma personagem muito conhecida por todo enófilo decidiu que a Torrontés não só podia como merecia ser vinificada para obter vinhos tão elegantes como outros brancos famosos.
LEIA TAMBÉM: Vinhos em lata para a praia ou cachoeria
Estamos falando da enóloga Susana Balbo, é claro. E seu trabalho com essa uva branca despertou a curiosidade de outros enólogos argentinos e hoje existem vários exemplares muito interessantes com essa uva extremamente perfumada, que vão desde os leves e frescos até os intensos e com passagem em barricas de madeira. São imperdíveis!
É claro que Chardonnay não pode faltar, então existem - na lista abaixo -opções em variadas faixas de preço, até mesmo com indicação BEST BUY (melhor compra) de nossos degustadores. A Chardonnay gosta do clima de Mendoza e em alguns casos - ponto para os enólogos argentinos - ela se combina magnificamente bem com outras brancas como a Viognier e a Moscato Branco. Blend de uvas brancas, se não provou ainda, está na hora de comprar sua garrafa!
LEIA TAMBÉM: As uvas Pinot além da Pinot Noir
Por fim, a Argentina produz alguns brancos de uvas diferentes, que devem entrar na lista dos enófilos, como a Viognier (uva aromática, de corpo médio e acidez mais delicada), a Chenin Blanc (que é bastante produzida na França e na África do Sul também) e a Pinot Gris, rara de se encontrar fora da Europa.
Escolha seu rótulo, ponha para gelar e aproveite. E tem uma dica: balde de gelo com água (partes iguais) por aproximadamente 40 minutos e estará pronto para beber.