Excesso

Produtores da Rioja querem reduzir excedentes de vinho

Produtores da Rioja pedem ajuda ao governo para reduzir excedentes de produção de vinho e que seja permitido aumentar os volumes de destilação

Divulgação
Divulgação

por Redação

Os produtores de vinhos da região de Rioja, na Espanha, solicitaram ao governo uma ajuda financeira para os excedentes de produção de vinho. A Unión de Agricultores y Ganaderos de La Rioja (UGAR), a associação de produtores, pediu que seja feita uma arrecadação de fundos para permitir que os viticultores acessem a destilação do estoque atualmente mantido nas vinícolas.

A entidade ainda pediu que seja permitido aumentar os volumes de destilação, visando abrir espaço das vinícolas e armazéns para reequilibrar os estoques da safra deste ano. Por fim, ainda foi solicitado ajuda financeira para os viticultores financiarem o releio nas vinhas.

Todavia, o grupo afirma que se opõe aos subsídios oferecidos aos produtores para compensar os custos de armazenamento porque não ajuda a eliminar o estoque de vinho do mercado.

Em meados de novembro do ano passado, os produtores, através do ministro das Finanças de Rioja, Celso González, havia solicitado um apoio na comissão europeia para compensar os efeitos das mudanças climáticas e da guerra da Ucrânia, na produção local.

De acordo com a publicação La Revista del Vino, da Espanha, a Asociación Riojana de Agricultores y Ganaderos (ARAG-ASAJA), pediu também que o ministro da Agricultura, Luis Planas, comprometesse fundos nacionais e da União Europeia para a implementar medidas para desbloquear o excedente de vinho que existe no mercado de Rioja.

Segundo relatórios de associações, muitos viticultores estão vendendo uvas abaixo do custo para vinícolas e produtores.

Já o jornal La Rioja afirmou que o ministério da Agricultura, não está ainda considerando os pedidos realizados.

palavras chave

Notícias relacionadas