Revista ADEGA
Busca

Países que mais bebem

Quais são os países que mais consomem bebidas? Confira a lista e saiba onde está o Brasil

Um estudo de 2018, revisado esse ano, traz o ranking mundial. Veja em que posição está o Brasil


Estudo mostra os maiores consumidores de álcool do mundo
Estudo mostra os maiores consumidores de álcool do mundo

Qual é o país que mais consome bebidas alcoólicas? Para responder essa pergunta, um estudo de 2018 da One World in Data, revisto esse ano, mediu o consumo de álcool, não de bebida alcoólica. Ou seja, um litro de vinho com um percentual alcoólico de 14% contou como 140 ml de álcool.

Assim, segundo a pesquisa, seria possível eliminar a disparidade entre as bebidas diferentes e seus graus alcoólicos diversos.

O continente que mais se destaca, sem surpresa, é a Europa, os países da União Europeia bebem em média 11,44 litros de álcool por ano face a média global que ficou em 6,18 litros. O estudo não separou a América do Sul, mas sim a América Latina e Caribe, incluindo o Brasil, claro, e a média na região foi de 6,33 litros por ano.

O Brasil figurou um pouco acima da média mundial, com um consumo de 7,42 litros de álcool por ano e a 68ª posição no ranking. Para se ter uma ideia do quanto isso significa, cada garrafa de vinho seco tem entre 75 ml e 110 ml de álcool, já se falarmos em fortificados essa quantidade pode bater facilmente os 150 ml de álcool por garrafa.

Uma lata de cerveja tem algo em torno de 15 ml de álcool, já um copo de 100 ml de caipirinha bate facilmente os 35 ml de álcool.

A boa notícia que o estudo traz é que o consumo mundial vem diminuindo, chegando na maioria dos países em patamares aceitáveis, apesar de não haver consenso na comunidade internacional sobre se existe uma quantidade álcool permitida por pessoa. Porém, os números mostram que em um século o consumo de álcool caiu quase pela metade na maioria dos países.

Abaixo o Top 10 dos países que mais consomem álcool no mundo:

1º - Seychelles –Surpreendendo o mundo, o pequeno arquipélago no Oceano Índico é o primeiro da lista. O consumo local de cerveja é grande, segundo o estudo quase 25% da renda família é gasta em bebida alcoólica, porém há um dado que distorce um pouco o estudo, o consumo do turismo não é separado do consumo local. Isso pode levar há uma certa diferença em um país com menos de 100 mil habitantes que recebe mais de 250 mil turistas por ano. De qualquer forma o consumo por lá fica na casa dos 20,5 litros per capta.

2º - Uganda – Com um consumo anual de 15,09, o país africano é um grande consumidor de cerveja e de vinho, principalmente o sul-africano que domina as prateleiras.

3º - República Tcheca – Chagamos nos grandes consumidores de cerveja! Os tchecos consomem em média 14,45 litros de álcool por pessoa por ano, principalmente das Pilsners, estilo criado por lá no final do século XIX.

4º - Lituânia – Além da cerveja, bebida mais típica da Lituânia, a vodca é presença constante nos copos lituanos. Porém, um aumento no consumo de Cava vem chamando a atenção. As borbulhas espanholas estão conquistando os países bálticos nos últimos anos.

5º - Luxemburgo – A micronação não surpreende estar entre os maiores consumidores com um consumo de 12,94 litros, vamos aos fatos: Luxemburgo está incrustada em uma tríplice fronteira entre Alemanha, Bélgica e França; cerca de 15% da população do país é formada por portugueses, o país com o mais consumo per capta de vinho do mundo; o Príncipe Robert é CEO e presidente da Bordeuax Domaine Clarence Dillon, proprietária de nada mais nada menos dos Châteaux Quintus, La Mission Haut-brion e o Premier Grand Cru Classé Haut-Brion entre outras grandes vinícolas.

6º - Alemanha – Muito além da Oktoberfest, os alemães que consomem 12,91 litros de álcool por ano, são ainda grandes consumidores de vinho. Além dos famosos vinhos locais, as prateleiras alemãs estão lotadas de vinhos dos vizinhos europeus.

7º - Irlanda – Apesar das leis irlandesas tentarem frear o consumo de álcool, a cerveja, o uísque e o vinho ainda estão no gosto da população local que consome 12,88 litros de álcool per capta por ano.

8º - Letônia – Assim como a vizinha Lituânia, a população local da Letônia é uma grande consumidora de cerveja e vodca. Uma das marcas mais famosas do mundo, a Stoli – antiga Stolichnaya – é produzida na Letônia desde 2000 e o país se destaca ainda como um dos grandes consumidores de uísque do mundo.

9º - Espanha – Sem surpresas aqui. A Espanha tem um consumo médio de 12,72 litros anuais per capta de álcool. Estamos falando do país com a maior área de vinhedos do mundo e o segundo maior produtor de cerveja, claro que tinha que estar no top 10.

10º - Bulgária – Pode parecer uma surpresa, mas os búlgaros têm uma cultura de drinques e vinho que apesar de pouco conhecida, é riquíssima. O vinho da região começa a ganhar espaço até nos mais renomados mercados mundiais e os drinques locais produzidos à base da Mastika (um licor feito com a resina de uma espécie de pinheiro) e a Rakia, a bebida mais famosa do país que é um destilado de frutas como ameixas, pêssegos ou damasco.

André De Fraia
Publicado em 29/06/2022, às 08h00


Mais Mundovino