Decanter

Qual é a função de um decanter?

Antes utilizado apenas para servir, o decanter foi se sofisticando e ganhou outras funções

por Carolina Almeida

O decanter é um dos acessórios mais utilizados por apreciadores de vinho

É muito comum vermos decanteres e mais decanteres nas prateleiras das lojas, cada um mais bonito que o outro, cheios de curvas e nuances. Mas afinal, para que serve um decanter? Basicamente, decantar significa livrar de impurezas, ou seja, separar os sedimentos do vinho para que a bebida seja mais bem apreciada. Mas essa não é sua única função. Atualmente ele também serve para aerar o vinho e potencializar seus aromas.

Leia mais:

Como usar um decanter?

Vinho branco deve ir no decanter?

10 acessórios que todo amante de vinho deve ter

No passado

Muito tempo atrás, antes mesmo do Império Romano, o decanter era usado, basicamente, para servir o vinho. Como ainda não existiam garrafas para armazenar a bebida, ela era despejada em grandes barris e, quando fosse a hora de servi-la, era então colocada em decanteres (de barro) para facilitar o manejo. Ainda hoje ele é usado para servir, mas não só para isso.

Por um longo período, a produção de vinhos não filtrados ou clarificados era muito comum e, por isso, formavamse sedimentos nas garrafas, especialmente após uns anos de guarda. Para separar as partes sólidas do líquido era preciso decantar o vinho. Vale ressaltar que esses resíduos são inofensivos à saúde.

Aerador

Porém, hoje em dia, é difícil encontrar algum vinho que não tenha passado por algum processo de clareamento ou filtragem, então, mais uma vez, o papel do decanter se transformou. Sem sedimentos para serem separados, esta espécie de garrafa – feita em vidro ou cristal – passou a ser usada para aerar o vinho, ou seja, deixá-lo respirar.

Como sabemos, o vinho, dentro da garrafa, quase não tem contato com o ar (a rolha permite trocas mínimas). Sendo assim, quando todo o líquido for transvasado para o decanter, o contato com o ar vai abrir os aromas e sabores e dar mais vida aos vinhos jovens e potentes. Basicamente, o que o decanter faz é acelerar o processo de oxidação. Durante algum tempo em contato com o oxigênio do ar, os aromas do vinhos costumam ganhar vida.

Veja também:

Para que serve um decanter?

+ Confira o guia prático do vinho

ASSINE JÁ A REVISTA ADEGA. DESCONTOS DE ATÉ 76%

palavras chave

Notícias relacionadas