Safra 2023 em Festa

Avaliação Nacional de Vinhos - Bento Gonçalves em Festa (RS)

Serviço do vinho para 600 pessoas na ANV 2023 - Jeferson Soldi
Serviço do vinho para 600 pessoas na ANV 2023 - Jeferson Soldi

por Silvia Mascella Rosa

O poder do vinho de reunir, alegrar e surpreender as pessoas foi celebrado em grande estilo no sábado, 4 de novembro de 2023, na cidade de Bento Gonçalves (RS) durante a 31a edição da Avaliação Nacional de Vinhos (ANV), organizada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE).

A Avaliação é um evento anual onde são divulgados e degustados os 16 vinhos mais representativos da safra, avaliados e pontuados com rígidos critérios por dezenas de enólogos durante algumas semanas, nas instalações do CIC de Bento Gonçalves.

LEIA TAMBÉM: Aprovada a aquisição de Hambledon pela Berry Bros & Rudd e Symington

Avaliação Nacional de Vinhos
16 comentaristas avaliaram a safra 2023

Neste ano foram inscritas 503 amostras de vinho, produzidos por 74 vinícolas de sete estados brasileiros (Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo), além do Distrito Federal.

Do total 157 foram apresentadas representando os 30% de melhor pontuação na degustação. Por fim, foram selecionadas 16 amostras das diferentes categorias, que foram degustadas coletivamente no dia do evento.

Reunir, alegrar e surpreender

O público de 2023 somou mais de 1.650 apreciadores de vinhos, de todos os estados do Brasil, tanto no evento presencial quanto no online (a caixa com as amostras é enviada para todo o país para os inscritos). Entre o público presente, o mais distante viajante veio de Fortaleza (CE), percorrendo 4.089 km para chegar em Bento Gonçalves. Já o kit de amostras que viajou mais longe foi enviado para Boa Vista (RR), distante 5.154 km da sede do evento.

Avaliação Nacional de Vinho

Reunir

Todos os participantes degustam ao mesmo tempo, no presencial e online, aguardando a pontuação e os comentários de 16 pessoas convidadas pela ABE, entre enólogos, sommeliers, jornalistas, especialistas e influenciadores do Brasil e do exterior.

A revista ADEGA estava presente na mesa principal, representada por seu publisher, Christian Burgos. Foi a quinta vez que um membro da equipe da ADEGA esteve presente como comentarista na Avaliação, e nesta edição com uma grande surpresa, que coroou os 18 anos da revista.

LEIA TAMBÉM: O que faz o Sommelier?

O presidente da ABE, o enólogo Ricardo Morari, comentou sobre a pluralidade dos vinhos do Brasil na atualidade e sobre a magnitude do evento: "Depois de 30 anos, não é fácil encontrar novidades e surpreender. O que acontece agora - e eu acompanho esse evento desde que era estudante de enologia - é que os vinhos seguem nos surpreendendo, a diversidade de regiões, de castas de uvas, o interesse do público e dos produtores. Temos que nos reinventar a cada ano nesse evento grandioso, que celebra a produção nacional e o trabalho de tantos, mas a evolução da produção nacional está a nosso favor".

Alegrar

Durante o evento, numa tradição desde 1993, acontece a premiação do Troféu Vitis, que homenageia as pessoas de comprovada atuação e dedicação em prol do vinho brasileiro. Neste ano o Troféu Vitis Enológico foi para o enólogo e diretor superintendente da Miolo Wine Group, Adriano Miolo, que já foi presidente da ABE.

Adriano Miolo e Christian Burgos
Troféu Vitis, com Adriano Miolo e Christian Burgos

Em entrevista para ADEGA ele falou sobre o evento: "Não é para ser uma premiação, mas ela se torna, principalmente em anos como este, com mais de 500 amostras. Passar por todo um juri de enólogos e estar entre os 16 vinhos mais representativos de uma safra, é um prêmio. É um sinal do profissionalismo do setor, que eu assisto e participo com entusiasmo.". Adriano ainda contou que ficou emocionado com essa premiação, pois entende as mudanças profundas do setor nas últimas décadas. "A Miolo foi para o nordeste em 1997 e trabalha no RS e na BA. Mas o Brasil hoje tem produção consolidada em 10 estados. É uma evolução e tanto apoiada no nosso empenho e uma conquista profissional", comentou.

Surpreender

O Troféu Vitis Amigo do Vinho Brasileiro foi trazido para casa, nas mãos orgulhosas de Christian Burgos: "Fui pego de surpresa, definitivamente! E recebi o prêmio como uma honra em nome de toda a equipe da revista ADEGA e dos muitos colaboradores que fazem de nossos projetos e iniciativas no mundo do vinho, um trabalho honesto, focado e agregador", disse Christian, CEO da Inner Group, publisher da ADEGA e sócio da feira Pro Wine São Paulo.

Os 16 vinhos mais representativos

Segundo a Avaliação Nacional de Vinhos, a safra deste ano apresenta muita pluralidade, espelhando o mapa da vitivinicultura brasileira (que segue em desenvolvimento) avançando em qualidade e novas regiões produtoras.

Dos 16 vinhos, quinze são de vinícolas gaúchas das cidades de Alto Feliz, Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Pinto Bandeira e Santana do Livramento, e uma é de Brasília, mostrando o avanço da produção de vinhos em novas regiões produtoras e com qualidade.

"É lindo de ver o Brasil, tão diverso, avançando na cultura do vinho. A prova é a Safra 2023, que nos apresentou vinhos excelentes, com características próprias e um futuro sem volta: o reconhecimento aqui e lá fora”, comemora o presidente Ricardo Morari.

Veja aqui a lista dos 16 vinhos e seus produtores:

CATEGORIA VINHO BASE ESPUMANTE

1. Chardonnay e Pinot Noir – Vinícola Geisse – Pinto Bandeira (RS)

2. Pinot Noir - Moet Hennessy do Brasil – Garibaldi (RS)

CATEGORIA BRANCO FINO SECO NÃO AROMÁTICO

3. Alvarinho – Cooperativa Vinícola Garibaldi - Garibaldi (RS)

4. Chardonnay – Cooperativa Vinícola São João – Farroupilha (RS)

CATEGORIA BRANCO FINO SECO AROMÁTICO

5. Moscato Giallo – Hortência Vinhos e Espumantes – Flores da Cunha (RS)

6. Malvasia Aromática – Cooperativa Vinícola Aurora – Bento Gonçalves (SC)

CATEGORIA ROSÉ FINO SECO

7. Tannat – Casa Venturini Vinhos e Espumantes – Flores da Cunha (RS)

CATEGORIA TINTO FINO SECO JOVEM

8. Merlot – Vinícola Salton – Bento Gonçalves (RS)

9. Pinot Noir – Miolo Win Group – Bento Gonçalves (RS)

CATEGORIA TINTO FINO SECO

10. Marselan – Vinícola Gazzaro – Flores da Cunha (RS)

11. Alicante Bouschet – Vinícola Salvattore – Flores da Cunha (RS)

12. Cabernet Sauvignon – Vinícola Perini - Farroupilha (RS)

13. Cabernet Franc – Vinícola Don Guerino – Alto Feliz (RS)

14. Petite Syrah – Vinícola Brasília – Brasília (DF)

15. Tannat – Vinícola Almadén – Santana do Livramento (RS)

16. Tannat – Vinícola dos Plátanos - Farroupilha (RS)

Link: para compra do GUIA ADEGA VINHOS DO BRASIL

palavras chave

Notícias relacionadas