Dos 6,4 milhões de litros comercializados, 72% foram espumantes
por André De Fraia
Venda de espumantes bateu a de vinhos tranquilos no mês de outubro
No mês de outubro de 2020 a venda de espumantes brasileiros superou – e muito – a de vinhos tranquilos. No total foram vendidos pouco mais de 4,6 milhões de litros de espumante contra 1,8 milhão de litros de vinho tranquilo. O aumento, que não foi expressivo frente ao mesmo mês de 2019 quando chegou a 4,5 milhões de litros, mostra como o cenário é positivo para o vinho nacional.
O cenário de dólar em alta e a melhora na qualidade do vinho nacional conjecturaram para um aumento recorde no consumo.
A tendência no setor é de alta com as festas de final de ano e, apesar de 2020 estar sendo um ano turbulento, a esperança do presidente da UVIBRA (União brasileira de Vitivinicultores) Deunir Argenta é que “As pessoas não vão deixar de brindar o término de 2020, para se despedir de todas incertezas e dificuldades que este ano nos trouxe, depositando em 2021 toda esperança necessária para um futuro melhor.”.
Nos 10 primeiros meses do ano o consumo de vinho nacional foi 60,4% maior que o mesmo período de 2019, batendo a casa dos 20 milhões de litros consumidos. Mesmo quando comparado com anos de referência para o setor como 2016, o crescimento ainda é significativo, 25,73%.
» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui
+lidas
Vinícola anuncia festa de Réveillon 2025 em Santa Catarina
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?
É verdade que quanto mais baixa a acidez melhor o azeite?
1000 Stories, história e vinho se unem na Califórnia
Pós-Covid: conheça cinco formas para recuperar seu olfato e paladar enquanto se recupera