Vinhos espanhóis

Vinhos orgânicos serão realidade na DO de Penedès em 2025

Segundo dados da DO de Penedès, na Espanha, os vinhos produzidos com uvas da colheita de 2025 serão completamente orgânicos

A DOP Penedès fica na região da Catalunha, ao sul de Barcelona - Divulgação DOP Penedès
A DOP Penedès fica na região da Catalunha, ao sul de Barcelona - Divulgação DOP Penedès

por Silvia Mascella Rosa

A Denominação de Origem de Penedès colocou uma data limite para que todos os vinhos que levam seu selo sejam orgânicos: a colheita do ano de 2025. Localizada na importante região da Catalunya, ao sul da cidade de Barcelona, daqui dois anos todos os vinhedos deverão ser convertidos e cuidados de forma integrada com o meio ambiente que os circunda.

O projeto prevê a cultura de uvas sem a utilização de fertilizantes industriais, pesticidas químicos sintéticos ou herbicidas. Atualmente, segundo informações da própria Denominação de Origem, mais de 60% dos vinhos produzidos por lá já são orgânicos.

LEIA TAMBÉM: Colheita mundial será a menor dos ultimos 62 anos

As práticas permitidas são os tratamentos com cobre, enxofre e feronômios para as pragas mais comuns além do incentivo às práticas biodinâmicas, já adotadas por alguns produtores da D.O. em paralelo às iniciativas de sustentabilidade, como a instalação de painéis solares para produção de energia limpa.

[Colocar ALT]
Região de forte presença de uvas brancas, DOP Penedès será orgânica em 2025

Segundo a D.O. Penedès, a primeira vinícola a levar ao mercado um vinho orgânico, mais de 40 anos atrás, foi da região.

Em uma recente entrevista, o presidente da D.O. Joan Huguet afirmou que serão disponibilizados recursos para auxiliar as vinícolas menores a fazerem toda a transição necessária, pois muitas delas cuidam de vinhedos familiares de pequena extensão e não possuem o montante para investir na conversão.

LEIA TAMBÉM: Tumba de rainha egípcia tem ânforas fechadas de vinho

Joan Huguet também comentou que haverá um foco maior na produção e divulgação da uva Xarel-lo, variedade branca natural da região, que tem excelente potencial de harmonização com diversas gastronomias. Mas as outras importantes uvas da DO também entram no programa orgânico, como a Macabeu e a Parellada - típicas da região - além das uvas de origem francesa, que também são cultivadas por lá, como a Chardonnay, Riesling e Sauvignon Blanc

palavras chave

Notícias relacionadas