Segundo dados da DO de Penedès, na Espanha, os vinhos produzidos com uvas da colheita de 2025 serão completamente orgânicos
por Silvia Mascella Rosa
A Denominação de Origem de Penedès colocou uma data limite para que todos os vinhos que levam seu selo sejam orgânicos: a colheita do ano de 2025. Localizada na importante região da Catalunya, ao sul da cidade de Barcelona, daqui dois anos todos os vinhedos deverão ser convertidos e cuidados de forma integrada com o meio ambiente que os circunda.
O projeto prevê a cultura de uvas sem a utilização de fertilizantes industriais, pesticidas químicos sintéticos ou herbicidas. Atualmente, segundo informações da própria Denominação de Origem, mais de 60% dos vinhos produzidos por lá já são orgânicos.
LEIA TAMBÉM: Colheita mundial será a menor dos ultimos 62 anos
As práticas permitidas são os tratamentos com cobre, enxofre e feronômios para as pragas mais comuns além do incentivo às práticas biodinâmicas, já adotadas por alguns produtores da D.O. em paralelo às iniciativas de sustentabilidade, como a instalação de painéis solares para produção de energia limpa.
Segundo a D.O. Penedès, a primeira vinícola a levar ao mercado um vinho orgânico, mais de 40 anos atrás, foi da região.
Em uma recente entrevista, o presidente da D.O. Joan Huguet afirmou que serão disponibilizados recursos para auxiliar as vinícolas menores a fazerem toda a transição necessária, pois muitas delas cuidam de vinhedos familiares de pequena extensão e não possuem o montante para investir na conversão.
LEIA TAMBÉM: Tumba de rainha egípcia tem ânforas fechadas de vinho
Joan Huguet também comentou que haverá um foco maior na produção e divulgação da uva Xarel-lo, variedade branca natural da região, que tem excelente potencial de harmonização com diversas gastronomias. Mas as outras importantes uvas da DO também entram no programa orgânico, como a Macabeu e a Parellada - típicas da região - além das uvas de origem francesa, que também são cultivadas por lá, como a Chardonnay, Riesling e Sauvignon Blanc