Com 300 milhões de euros em compras de vinhos estrangeiros, Espanha bate récorde
por Silvia Mascella
Entre tapas e beijos a vitivinicultura da Espanha, França e Itália geraram excelentes negócios entre si em 2023. Segundo dados da Agência Estatal de Administração Tributária da Espanha (analisados pelo Observatório Espanhol do Mercado do Vinho), os espanhóis gastaram quase 300 milhões de euros (mais de 1.63 bilhão de reais) comprando vinhos no exterior.
Os espanhóis adquiriram 53,7 milhões de litros de vinhos em 2023, majoritariamente espumantes com Denominação de Origem. O valor é 17,3 milhões de euros mais alto que o valor gasto em 2022, principalmente por conta do aumento do preço médio que está em 5,58 euros por litro (30,33 reais).
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A Itália e a França representaram 74% do valor das compras de vinhos da Espanha no exterior e 43,5% do volume. A França mantêm a liderança em valor, tendo vendido para a Espanha 186 milhões de euros (13,3% a mais do que em 2022), seguida pela Itália que é, no entanto, a campeã em volume de vendas.
Portugal fica em terceiro lugar, tanto em valor quanto em volume e países que costumavam vender bastante para a Espanha, como os Países Baixos, a Bélgica e a África do Sul tiveram quedas significativas em valor. Já o Chile cresceu 38,4% no volume de exportações, ainda que tenha perdido em preço.
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O relatório analisa, através dos dados, a tendência de consumo do último ano no país, que está privilegiando os espumantes e vinhos tranquilos que possuem DOC, dessa forma Champagne e Prosecco saem na frente, o que explica o ganho em valor dos franceses (só esse segmento cresceu 13% em relação ao ano anterior) e o ganho em volume dos italianos. Os espumantes representaram 52% do gasto dos espanhóis com vinhos estrangeiros, o que se traduz em 156,2 milhões de euros (quase 848 milhões de reais).