Localizado na Califórnia, o restaurante Stonehouse, possui agora safras de Château d’Yquem de 1887 até 2008, a maior seleção do mundo
por Sílvia Mascella
O restaurante Stonehouse está localizado dentro do Rancho San Ysidro, em Santa Bárbara, Califórnia. Mas a palavra ‘rancho’, que no Brasil tem a conotação de um local rústico e até simplório, nada tem a ver com esse rancho americano. O Stonehouse e o San Ysidro Ranch são parte de um grupo de alta hospedagem e gastronomia dos EUA, e agora o restaurante passou a ter a maior coleção do vinho branco Château d’Yquem do mundo.
O Château d’Yquem é um desses vinhos que, em leilões de safras importantes, pode chegar a custar 20 mil reais uma única garrafa. O restaurante acabou de fazer uma compra diretamente na França, segundo seu diretor de vinhos Tristan Pitre, para evitar os riscos de adquirir garrafas falsificadas: “São vinhos mais velhos e raros, por isso a proveniência conta tanto”, afirmou Tristan.
LEIA TAMBÉM: Château d'Yqyem, o Sauternes mais celebrado do mundo
A adega do restaurante conta agora com garrafas de todas as safras desde 1887 até 2008, além de algumas outras garrafas especiais de safras anteriores, incluindo a de 1811, da qual existem apenas 10 exemplares no mundo. A coleção desse vinho branco tão excepcional não é, no entanto, uma novidade para o Stonehouse, cuja adega abriga 70 safras de Château Pétrus entre outras raridades. Há, inclusive, dois espaços para clientes fazerem uma degustação com refeição dentro da adega, circundados das mais diferentes garrafas e com a seleção de vinhos do sommelier e diretor Tristan Pitre.
Provavelmente um dos mais famosos e especiais vinhos brancos doces do mundo, o Château d’Yquem é produzido em Sauternes, a região mais ao sul de Bordeaux. A principal uva é a Sémillon (que pode sofrer o processo de botritização), junto da Sauvignon Blanc. O teor alcoólico costuma ficar na casa dos 14 graus e a harmonização mais clássica desse untuoso vinho é com os queijos azuis (roquefort ou gorgonzola). São vinhos que podem ser tomados mais jovens, como é um desejo do grupo LVMH que comprou o Château, mas que podem envelhecer mais de 100 anos e manter suas grandes caraterística. Veja abaixo as avaliações de ADEGA para as garrafas de Château d'Yquem já degustadas: