A Catarratto é uma das uvas brancas mais cultivadas na Sicília, ao lado das famosas Grillo e Inzolia, e tem se destacado pela produção de vinhos excepcionais, atraindo a atenção de enólogos e apreciadores ao redor do mundo. Conheça mais sobre a uva que está revolucionando a viticultura siciliana.
- Duas?
Até pouco tempo atrás acreditava-se que havia dois tipos de Catarratto: Bianco Comune e Bianco Lucido, que seriam espécies diferentes, mas descobriu-se que são clones de uma mesma variedade.
LEIA TAMBÉM: Uva Bonarda: a estrela argentina
- Carricante
Apesar de não ser a mesma uva, na região do Etna, alguns produtores dão o nome de Catarratto para suas uvas de Carricante. - Pai da Grillo?
Análises de DNA mostram que a variedade Grillo é um cruzamento da Catarratto com a Moscatel de Alexandria.
LEIA TAMBÉM: Mourvèdre ou Monastrell. A uva que anda mais falada do que nunca
- Origem desconhecida
Ela é conhecida por diversos nomes e provavelmente está plantada junto com outras variedades não identificadas, por isso alguns acham que sua origem seja policlonal. - Lucido
Acredita-se que o clone Catarratto Bianco Lucido seja mais interessante para criar brancos de alta qualidade do que seu par Comune. - Marsala
Antes, a Catarratto era mais utilizada na produção de vinhos doces e fortificados, como o tradicional Marsala, mas hoje mostra que pode gerar vinhos cítricos, herbáceos e com muito frescor.
Conheça abaixo todos os vinhos produzidos a partir de Catarratto já degustados pela Revista ADEGA