Mundovino - 164

Château d’Yquem vai se converter à agricultura biodinâmica

Bernard Arnault, dono do Château d’Yquem também quer implantar viticultura biodinâmica em Cheval Blanc

por Redação

Atualmente cerca de 50 hectares do Château d'Yquem está sendo tratada biodinamicamente

O proprietário do Château d'Yquem, Bernard Arnault, anunciou que a propriedade mais celebrada de Sauternes, será submetida à conversão para a viticultura biodinâmica. Ele disse ainda que outra propriedade sua, Cheval Blanc, também pode seguir o exemplo.

Durante a Vinexpo, Arnault disse que as propriedades estão em estágios muito avançados da agricultura biológica e o objetivo era converter a totalidade à biodinâmica com o tempo. “Nos últimos anos, Yquem tomou medidas decisivas para alcançar um nível de viticultura totalmente orgânico e, em breve, biodinâmico”, apontou.

Veja também:

Os vinhos biodinâmicos da Borgonha

Pontet-Canet: o Bordeaux biodinâmico

Degustação de vinhos biodinâmicos de Alsácia

Atualmente há uma parcela “experimental” de cerca de 50 hectares sendo tratada biodinamicamente. Já Cheval Blanc, que também pode ser convertido em biodinâmico, parece estar um pouco mais distante, pois o gerente da propriedade, Pierre Lurton, disse que havia apenas uma tentativa devido ao perigo do míldio.

No momento, há vários Châteaux proeminentes em Bordeaux sendo cultivados organicamente ou biodinamicamente. O Château Latour, por exemplo, tornou-se certificado como totalmente orgânico. Em Sauternes, o Château Guiraud é biodinâmico, assim como Palmer em Margaux e Pontet-Canet em Pauillac.

Muitos, porém, veem o possível movimento de Yquem com ceticismo depois dos relatos de que Palmer e Pontet-Canet sofreram perdas enormes em 2018 devido a problemas fúngicos. Segundo eles, a biodinâmica seria uma prática muito arriscada na região.

palavras chave

Notícias relacionadas