Dia do amor ou dia dos namorados, é hora de escolher o melhor Champagne ou espumante rosé para celebrar
por Sílvia Mascella
Verdade seja dita, ninguém precisa de desculpa para abrir uma garrafa de espumante. Mas beber em boa companhia é melhor ainda! E como o dia dos namorados (ou dia do amor, como muita gente quer chamar agora) está chegando, preparamos uma lista de espumantes rosés que ajudam a colocar mais uma cor na celebração.
A coloração dos rosés (tanto os vinhos tranquilos quanto os espumantes) se deve à cor do vinho base. No caso dos Champagnes, a maioria dos rosés são feitos com a extração da cor das cascas da Pinot Noir. Entre os portugueses, a uva Baga é muito utilizada para dar a cor dos produtos.
LEIA TAMBÉM: Espumantes são os curingas na harmonização
Os espumantes rosés brasileiros têm maior variação nas uvas utilizadas para a extração da cor, embora a Pinot Noir siga sendo uma das mais comuns. Merlot, Malbec e até Cabernet Franc estão entre as escolhidas para as borbulhas nacionais. Para as versões mais adocicadas, dos Moscatéis, a uva escolhida para atribuir cor ao líquido costuma ser a Moscato de Hamburgo.
Rosés são fáceis de harmonizar e os espumantes ficam perfeitos com aperitivos, petiscos, frutas e até mesmo com massas leves com molho rosé, sem contar os frutos do mar e camarões. Prepare um balde com água e gelo quase nas mesmas proporções (não precisa de sal grosso e nem de álcool) e deixe por aproximadamente 30 minutos a garrafa mergulhada sem chegar até o gargalo. Escolha seu rótulo na lista abaixo, com os melhores Champagnes e Espumantes rosés degustados por ADEGA.