Harmonização

Quatro pratos para harmonizar com os vinhos laranjas

Massas com trufas, cordeiro e paella são boas opções de combinação com o laranja

por Arnaldo Grizzo

Apesar de ser um vinho produzido segundo técnicas ancestrais, o laranja é um fenômeno bastante recente da vitivinicultura mundial. Há pouco tempo, ele estava restrito a pouquíssimos produtores em locais menos badalados. Atualmente, os vinhos laranjas podem ser encontrados em diversos países e em quantidade relevante. E até no Brasil, lembrando que essa categoria mereceu um ranking exclusivo no Descorchados 2018.

Diante do crescimento dos laranjas, começam a aparecer questões sobre eles. Recentemente, nossos leitores enviaram perguntas sobre a produção, a temperatura de serviço e também sobre a harmonização. Pois bem, vinhos laranjas recebem essa denominação devido à sua coloração, geralmente em tom âmbar, resultado do lento processo de maceração feito com as cascas.

Leia mais:

Conheça os vinhos laranjas

Josko Gravner, o papa dos vinhos "laranja"

Qual a temperatura ideal para o vinho laranja?

Já escrevemos em ADEGA que os laranjas são “brancos feitos com técnica de tintos” e, portanto, eles tendem a possuir muito dos dois mundos, aliando sobretudo frescor e notas cítricas a texturas incomuns aos brancos convencionais e, por isso, também, há uma vasta possibilidade de harmonizações. ADEGA então vai propor algumas possibilidades.

[Colocar Alt]

MASSAS COM TRUFAS

Um dos sabores que os vinhos laranjas costumam a ressaltar são os umami, o famoso quinto sabor, que aliás nem sempre é fácil de harmonizar. Sendo assim, para quem quer uma opção bastante direta, pode escolher um talharim simples, na manteiga, ou com algum creme leve finalizado com trufas.

[Colocar Alt]

ATUM SELADO COM VEGETAIS GRELHADOS

O corpo dos laranjas consegue suportar até carnes vermelhas (geralmente mais leves), mas uma combinação interessante é com atum, que, apesar de ser peixe, tem textura mais intensa. Uma posta grelhada com gergelim acompanhada de salada ou de vegetais grelhados é boa opção. Até mesmo os “temidos” aspargos, que costumeiramente são avessos às harmonizações, podem combinar aqui.

[Colocar Alt]

CORDEIRO TEMPERADO

Entre as possibilidades de harmonização com carnes para os laranjas está o cordeiro. A estrutura do vinho é capaz de suportar e combinar com a carne e as especiarias com as quais ela tende a ser temperada. O famoso cordeiro marroquino ou o carneiro recheado, pratos típicos da culinária árabe, encontram bons pares entre os laranjas.

[Colocar Alt]

PAELLA

São tantos e tão intensos os sabores de uma paella, que incorpora diversos frutos do mar, que um bom vinho laranja, com sua estrutura, pode casar melhor que um branco – que nem sempre atinge a intensidade da receita – ou um tinto – que tende a passar do ponto por conta dos taninos. Vale a pena experimentar.

Veja também:

+ Vinhos laranjas avaliados pela ADEGA

+ Dicas para diferentes tipos de harmonização

Como funciona a evolução de coloração nos vinhos tintos?

palavras chave

Notícias relacionadas