Tanques de concreto com formato esférico e de ovo passaram a ser produzidos no Brasil pela gaúcha UOVO
por Redação
O Brasil passou a contar com uma empresa especializada na produção de tanques de concreto em formato oval e em esfera para a indústria vinícola. A pioneira no segmento é a UOVO, com sede em Bento Gonçalves, que investiu aproximadamente R$ 500 para iniciar a produção dos novos tanques.
Com opções de tanques para vinhos tintos com capacidade para 1,2 mil litros (oval) e 1,5 mil litros (esfera), a novidade será apresentada oficialmente durante a ProWine, entre os dias 3 e 5 de outubro, em São Paulo (SP).
LEIA TAMBÉM: Conheça os vinhos do Douro além do Porto
O uso de tanques sem cantos e bordas é uma realidade há séculos na indústria vinícola, permitindo que o vinho se movimente de forma constante no interior do recipiente, sem sofrer com interferência externa em processos como a remontagem e pouco contato com oxigênio.
Além disso, os tanques ovais e esféricos permitem manter a temperatura constante, enquanto a porosidade do material, quando aplicada uma tinta mineral, proporciona a micro-oxigenação, que ocorre de forma lenta e gradual. Por fim, ainda existe maior facilidade de limpeza e durabilidade superior do concreto em relação aos demais materiais.
LEIA TAMBÉM: Ovo de rocha do terroir
“O concreto e a tinta mineral proporcionam aos vinhos uma neutralidade e uma facilidade na manutenção, na limpeza e outros benefícios que já são comprovados pela indústria vinícola no mundo todo. A tinta à base de cera de carnaúba propicia essa porosidade, que ajuda na micro-oxigenação, que é muito importante no processo de elaboração dos vinhos”, explica Adelar Luiz Silvestro, diretor técnico da UOVO.