África do Sul

Lá o mundo faz a curva: o melhor vinho da África do Sul

Entre dois oceanos, descubra o melhor vinho da África do Sul, o país onde o mundo faz a curva

Vinhedos que dão vista para a Cidade do Cabo, na África do Sul - (c) Groot Constantia-WoSA
Vinhedos que dão vista para a Cidade do Cabo, na África do Sul - (c) Groot Constantia-WoSA

por Sílvia Mascella

Pouca gente sabe, mas o continente africano tem vários países que produzem vinhos, como o Egito, a Tunísia, a Algéria, Marrocos, Quênia e Zimbabwe. Os vinhos produzidos próximos do Mediterrâneo são até mais conhecidos, principalmente pelos turistas que visitam o Marrocos e o Egito, já as produções dos outros países são mais discretas. Mas o maior e mais importante país produtor de vinhos no continente é a África do Sul.

Apesar de não ser um país grande, a África do Sul possui uma enorme linha costeira, sendo o único país do mundo que produz vinhos entre dois oceanos, o Atlântico Sul e o Índico. A história do vinho no país tem início com os imigrantes e colonizadores holandeses, que começaram a parar na cidade do Cabo para abastecer os navios que iam em direção à Índia.

LEIA TAMBÉM: Descubra a evolução vitícola da África do Sul

O governador da cidade do Cabo, Jan van Riebeeck, plantou o primeiro vinhedo em 1655 e em fevereiro de 1659 fez o primeiro vinho com as uvas sul-africanas. Mesmo com a relutância dos fazendeiros, o governador incentivou o cultivo das uvas e a viticultura se espalhou em larga escala, especialmente pela região conhecida hoje como Bishopscourt- Wynberg.

Em 1679 Riebeeck foi sucedido por um entusiasta ainda maior de uvas e vinhos e com conhecimento de cultivo e fabricação, Simon van der Stel. Ele plantou vinhedos em sua fazenda Constantia, que – anos mais tarde – foi comprada pela família Cloete e seus vinhos são famosos mundo afora até hoje.

LEIA TAMBÉM: Melhores vinhos brancos da África do Sul incluem a Chenin Blanc

Atualmente as regiões produtoras de África do Sul são Worcester, Paarl, Klein Karoo, Franschhoek Valley, Stellenbosch, Mossel Bay, Contantia Elgin e Walker Bay. As principais uvas tintas cultivadas no país são a Cabernet Sauvignon e a Franc, a Shiraz e a uva criada no próprio país, a Pinotage. Entre as brancas o destaque é a Chenin Blanc, junto da Chardonnay e da Riesling. Alguns exemplares da Sauvignon Blanc também estão produzindo vinhos de excelente qualidade. Veja na lista abaixo os melhores vinhos da África do Sul degustados por ADEGA.

palavras chave

Notícias relacionadas