Peixe e vinho

Peixe e vinho tinto combinam?

O vinho tinto de Tempranillo pode ser uma ótima combinação para peixes

por Redação

Selecionando a bebida correta, o vinho tinto e o peixe podem formar uma dupla perfeita

Peixes e frutos são pratos comuns na mesa do brasileiro. Existem uma infinidade de opções no mercado para provar. Nada melhor que aproveitar essas delícias da gastronomia do que um bom vinho. Geralmente, harmonizamos peixes com vinho branco mas os tintos não ficam de fora desta combinação. 

Leia mais:

+ Receita de estrogonofe de camarão

Quais vinhos servir com peixes e frutos do mar?

Peixe do dia, purê de feijão branco, escarola refogada e mexilhões

Sim, você leu corretamente: peixe e vinho tinto, essa pode ser uma boa combinação quando feita corretamente. O bacalhau é um bom exemplo. Pode ser combinado com vinhos brancos portugueses intensos como um Reserva da Bairrada e com o tradicional Vinho Verde, mas fica perfeito com um tinto espanhol bem maduro (como os da região de Rioja) ou com alguns leves vinhos da uva Tempranillo.

Mais uma vez, a preparação dará a tônica, se levar leite ou creme, os brancos serão mais adequados, quando grelhado, assado ou com legumes e tomates os tintos farão boa frente. O mesmo se pode dizer da receita tradicional da Espanha, a paella valenciana, com frango, peixes e crustáceos, um prato intenso que pede, no mínimo, a companhia de um rosé, mas que se combina perfeitamente com um tinto leve, de preferência espanhol.

Veja também:

+ Dicas para diferentes tipos de harmonização

+ Qual o vinho certo para harmonizar com bacalhau?

ASSINE JÁ A REVISTA ADEGA. DESCONTOS DE ATÉ 76%

palavras chave

Notícias relacionadas