Mundovino

Pesquisa revela que uva Savagnin Blanc é mais antiga do que se pensava

Uva francesa é famosa na produção do Vin Jaune no Jura

por Redação

Semente da uva Savagnin Blanc foi encontrada em Orleans na França

Em recente estudo, pesquisadores fizeram testes de DNA para analisar 28 sementes de uvas antigas, cujas idades iam da Era do Ferro, aos tempos romanos e períodos medievais. E, entre as descobertas, eles verificaram que uma semente de uva medieval de 900 anos encontrada em Orleans, na França, é geneticamente idêntica à Savagnin Blanc, famosa na produção do Vin Jaune do Jura.

“Isso significa que a variedade foi plantada por pelo menos 900 anos como cortes de apenas uma planta ancestral”, disse uma equipe de pesquisadores da Universidade de York. A Savagnin Blanc é idêntica à Traminer Weiss, que era mais conhecida na Europa central, mas a menção mais antiga conhecida data de 1539. “Nossas descobertas estendem a presença dessa variedade na França por centenas de anos e também sugerem que ou Savagnin Blanc ou seus parentes diretos foram cultivados na França desde o primeiro século”, revelou o artigo na revista Nature Plants.

Leia mais:

A batalha dos vinhos brancos

10 vinhos brancos que envelhecem bem

Sauvignon Blanc: a fantástica uva branca

A análise das outras 27 sementes de uva antigas não revelou quaisquer correspondências diretas em um banco de dados de uvas modernas, mas algumas sementes da era romana mostraram uma impressionante semelhança com as uvas que foram geneticamente ligadas a Pinot Noir e Syrah – a família Syrah-Mondeuse Blanche e a família PinotSavagnin. Estudos prévios de DNA mostraram que a Syrah é um cruzamento natural das variedades de uvas Mondeuse Blanche e Dureza. Em 2006, os pesquisadores descobriram uma provável “relação” entre Syrah e Pinot, por mais improvável que isso pareça.

A equipe de pesquisa disse que espera descobrir mais evidências arqueológicas que possam revelar mais variedades de uva. “Para a indústria do vinho de hoje, esses resultados podem lançar uma nova luz sobre o valor de algumas variedades de uva”, disse o Dr. Nathan Wales, da Universidade de York.

Veja também:

+ Vinhos brancos franceses avaliados pela ADEGA

ASSINE JÁ A REVISTA ADEGA. DESCONTOS DE ATÉ 76%

palavras chave

Notícias relacionadas