ADEGA indica

Pizzas de sobremesa, quais vinhos harmonizar?

ADEGA separou três sabores de pizzas doces com dicas de vinhos para acompanhar

por Redação

Há quem diga que é “sacrilégio”, mas quase todas as pizzarias já se renderam às pizzas doces. Mas quais vinhos harmonizar com pizzas desse estilo? Confira abaixo três sabores clássicos e dicas de vinhos.

Brigadeiro

Um dos sabores prediletos, obviamente, é a de brigadeiro, nada mais do que chocolate derretido sobre a massa. Há quem sofistique, coloque chocolate meio amargo, trufado, belga, acompanhe com morangos, cerejas etc. No fim, se quiser harmonizar, vá também para o lado das sobremesas, opte por um Porto Tawny, um Pedro Ximenez, um Banyuls.

Sugestões Adega

Romeu e Julieta 

Uma combinação tipicamente brasileira, queijo com goiabada. Óbvio que viraria “recheio” de pizza. Aqui o doce de goiaba faz o contraponto do salgado do queijo, mas não é exagerado, portanto, se quiser combinar algum vinho, melhor optar por brancos doces bem sutis, como alguns alemães, ou ainda espumantes de Moscato ou Demi-Sec. Os Moscato d’Asti também podem combinar. 

Sugestões Adega

Banana

Outra preferência brasileira, a banana é uma fruta que “gostamos” de colocar em todos os tipos de prato, até na pizza. Nela, alguns colocam queijo, outros não. Há quem acrescente condimentos como canela. Há quem regue com mel. Devido à textura da banana cozida, o melhor seria parear com um espumante Demi-Sec, mas um Late Harvest com boa acidez também não fará feio.

Sugestões ADEGA

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas