Revista ADEGA
Busca

Uma questão de grafia

Syrah e Shiraz é a mesma coisa?

Os dois nomes diferentes, Syrah e Shiraz, representam uma mesma variedade, mas isso não significa necessariamente que os vinhos são iguais


Acredita-se que o nome Syrah seja uma derivação de Sérine, que viria do latim “serus” (tardio)
Acredita-se que o nome Syrah seja uma derivação de Sérine, que viria do latim “serus” (tardio)

Não é incomum no mundo do vinho termos uma mesma uva com nomes diferentes. Uma casta, muitas vezes, pode ter se espalhado por diversas regiões e sido batizada com um nome em cada local.

A Syrah ou Shiraz é um caso interessante.

Segundo análises de DNA, ela se originou no Rhône, na França. Sendo um cruzamento natural entre a Mondeuse Blanche, branca, e a Dureza, tinta, ampelógrafos acreditam que ela surgiu provavelmente em Isère (onde suas duas castas-mães eram comumente plantadas) por volta do século XII. Acredita-se que o nome Syrah seja uma derivação de Sérine, que viria do latim “serus” (tardio), mas há diversas hipóteses.

A Syrah se provou uma variedade bastante adaptável e, com o tempo, foi sendo cultivada em muitos terroirs, chegando ao Novo Mundo. Na Austrália, por exemplo, ela ficou conhecida como Shiraz, um dos seus sinônimos mais famosos até hoje, apesar de ela colecionar outros como: Sira, Sirac, Sirah, Syra, Syrac, Sérine, Sérène, Serine, Serinne entre tantos.

Qual a diferença entre a Syrah e a Petite Sirah
Mas se Syrah e Shiraz são a mesma uva, não podemos dizer o mesmo da Petite Sirah

Portanto, esses dois nomes diferentes, Syrah e Shiraz, representam uma mesma variedade, mas isso não significa necessariamente que os vinhos são iguais.

Em entrevista à ADEGA, o famoso enólogo australiano John Duval, chegou a comentar em tom de brincadeira: “No meu ponto de vista, e sou categórico nisso, Shiraz é produzido apenas na Austrália”. O que ele quis dizer, na realidade, é que há questões envolvidas na produção do vinho que vão além da casta. No caso dos exemplares australianos de Shiraz, por exemplo, eles costumam (ou costumavam) ser muito mais concentrados, encorpados e maduros do que os Syrah do Velho Mundo, especialmente os franceses. Contudo, muito depende do terroir onde a variedade é plantada e de como o vinho foi produzido.

Mas se Syrah e Shiraz são a mesma uva, não podemos dizer o mesmo da Petite Sirah.

Esta casta francesa é também conhecida como Durif e nasceu em uma estufa na cidade de Montpellier, pelo cruzamento da Syrah com a Peloursin. Assim, não se confunda. Syrah e Shiraz são a mesma uva; a Petite Sirah é a filha delas com características próximas, mas que dá origem a um estilo de vinho diverso.

Redação
Publicado em 11/05/2022, às 04h00


Mais Escola do vinho