Nos pés do monte

Barolo, Barbaresco, qual o melhor vinho tinto do Piemonte para degustar

O Piemonte é uma região rica em enogastronomia. Encontre aqui o melhor tinto para degustar

As colinas do Piemonte, região noroeste da Itália
As colinas do Piemonte, região noroeste da Itália

por Sílvia Mascella

Pela estrada para quem vem do aeroporto de Milão, as paisagens que envolvem o olhar de quem chega ao Piemonte falam de enogastronomia como nenhum outro lugar: campos de arroz (60% do arroz produzido na Itália é piemontês), maçãs, peras, ameixas, a famosa avelã (que combinada com o cacau produz um dos cremes mais famosos do mundo), o gado piemontês, as trufas e, é claro, as uvas.

Além dos campos e pastos, a paisagem dessa zona noroeste da Itália é entrecortada por colinas e montanhas, não raro encimadas por um castelo. Na região próxima da cidade de Alba, um dos centros importantes da região, são sete colinas com sete castelos, entre eles o de Barolo.

LEIA TAMBÉM: Como harmonizar a Nebbiolo, a uva dos grandes vinhos italianos

É um desses lugares para conhecer com calma, visitando as pequenas cidades e vilarejos que são quase todos DOC ou DOCG de grandes vinhos, Barbaresco, Asti, Gattinara, Ghemme e o próprio Barolo. Não dá para esquecer, também, que a principal cidade do Piemonte é Turim, cidade de reis, de grandes montadoras de veículos, importantes times de futebol, de empresas de bebidas (principalmente vermutes e amaros) e local de nascimento do mercado Eataly, que levou dezenas de alimentos e bebidas da Itália para o mundo.

tajarin trufa
Tajarin (talharine com ovos) com trufas negras

A uva tinta Nebbiolo (nativa do Piemonte) é a responsável por alguns dos vinhos mais especiais de todo o planeta. É a base dos Barolos e Barbarescos e também dos Roero e dos Gattinara. Mas não é só, a Barbera e a Dolcetto são outras tintas extremamente populares, principalmente por produzirem vinhos de valor mais baixo e que podem ser bebidos mais jovens. Pouco conhecidas no Brasil, mas também profundamente ‘piemontesas’ são as tintas Freisa, Pelaverga e Grignolino.

LEIA TAMBÉM: Orient Express levará turistas para vinícolas na Itália

Os Nebbiolos são vinhos que pedem acompanhamento da generosa culinária do norte da Itália, seja o tradicional ‘tajarin’ (o talharine bem rico em ovos) com molho de carne, o ‘plin’ (delicada massa recheada com queijo e verdura ou com carne) servido com manteiga de sálvia ou com trufas, a bisteca piemontesa, os risotos ou as carnes cozidas em caldos intensos. Tudo na região fala de fartura e bem viver. Por isso preparamos esta lista de vinhos piemonteses, os melhores degustados por ADEGA. É só escolher os que deseja provar, por a mesa e servir a taça. Salute!

palavras chave

Notícias relacionadas