Harmonização

Dia do macarrão: dicas de harmonização com a massa!

As regras de ouro para não errar na combinação de macarrão e vinho


A macarronada pode acompanhada com um rótulo de Syrah do Chile

No dia 25 de outubro, é celbrado mundialmente o dia do macarrão. Esta querida massa nasceu na China e conquistou o paladar dos brasileiros. Para comemorar o data desse prato tão querido separamos algumas dicas para a harmonização perfeita com macarrão.

Leia mais:

Como fazer o spaghetti perfeito

Dicas de harmonização com massas!

Como harmonizar vinhos com pratos do dia a dia?

Antes dos restaurantes self-service serem tão populares no Brasil, era comum que cada dia da semana tivesse seu prato tradicional. Em São Paulo, por exemplo, a quinta-feira era o dia da macarronada, com molho vermelho e, muitas vezes, acompanhada de frango assado ou de rolinhos de carne (o bife à rolê).

Para esses pratos, ainda tão populares, a combinação pode ser com um tinto italiano, como os Chianti, ou um Syrah do Chile, com seu frutado e fundo de especiarias.

No entanto, se o macarrão tiver molho branco ou de queijos, vale tentar um Chardonnay amadeirado, que não esteja extremamente gelado. A oposição vai ser bastante agradável e, se o seu companheiro de mesa estiver comendo uma massa com molho de tomates, ofereça uma taça do Chardonnay, ele vai se surpreender, pois a acidez do vinho é complementar à acidez do molho de tomates. E esse mesmo branco vai funcionar se alguém estiver comendo um risoto simples, sem carne, com uma base de queijo e fruta, como pera e gorgonzola, por exemplo. 

Veja também:

Com harmonizar massas e vinhos?

+ Dicas para diferentes tipos de harmonização

ASSINE JÁ A REVISTA ADEGA. DESCONTOS DE ATÉ 76% 

Da redação

Publicado em 24 de Outubro de 2019 às 17:00


Notícias harmonização vinho e macarrão dia do macarrão