Queijo e vinho

Dicas para harmonização de queijo com vinho

A combinação entre vinho e queijo é uma excelente opção para o inverno

por Redação

Talvez uma das primeiras coisas que venha à nossa mente quando pensamos em reuniões de inverno com amigos sejam os tradicionais “queijos e vinhos”. O sucesso dessa fórmula reside mais na praticidade do que no casamento perfeito entre a dupla. Queijos costumam ser bastante gordurosos e, assim, afetam a percepção gustativa da bebida.

Então, cada tipo de queijo harmoniza com um tipo de vinho. E, ainda que a maioria das pessoas pense em consumir queijos com vinho tinto, a verdade é que os brancos são bem mais versáteis nesse caso. O ideal seria servir um vinho para cada queijo, mas, como nem sempre o ideal é possível, existem algumas dicas que podem ajudar.

Veja também:

Como combinar queijos e vinhos

Vinhos para harmonizar com frios

O melhor vinho para o seu fondue

Queijos azuis, como gorgonzola, roquefort e stilton: normalmente têm considerável teor de gordura e sabor picante, tornando-os boa companhia para vinhos que acompanhariam sobremesas, como brancos de Sauternes ou outro branco doce de bom equilíbrio acidez/doçura. Outra opção são os vinhos do Porto, principalmente LBV ou Vintage mais novos.

Queijos de massa mole e casca aveludada, como brie e camembert: por seu sabor rico e concentrado, casam melhor com vinhos brancos, de uvas Chardonnay ou Viognier. Se a preferência for por tintos, tente com Pinot Noir, Merlot ou Sangiovese.

Queijos semiduros como gouda, gruyère, emmental, maasdam: são opções que costumam agradar a todos. Vão bem com brancos encorpados, como Chardonnay ou brancos da Rioja. No tocante a tintos, os dois primeiros harmonizam bem com vinhos encorpados; os dois últimos, com tintos de médio corpo.

Parmesão e grana padano: duros e de consistência granulosa, harmonizam com vinhos fortificados, como Porto, ou tintos doces de colheita tardia. Não deixe de experimentar com Amarone.

palavras chave

Notícias relacionadas