Relatório aponta recorde no enoturismo na Espanha, com 3 milhões de visitantes e faturamento de 100 milhões de euros
por Sílvia Mascella
A ACEVIN (Associação Espanhola de Cidades do Vinho), é uma organização que promove o desenvolvimento e a diversificação das cidades que têm em comum o predomínio da indústria vitivinícola em sua economia. Em seu recém-publicado 16o informe anual de visitas a vinícolas e museus do vinho, associado ao sistema “Rotas de Vinho da Espanha”, ela mostra a recuperação e o forte crescimento do enoturismo no país em 2023.
O relatório é elaborado pelo Observatório Turístico das Rotas do Vinho da Espanha e utilizou dados de 2023 que apontaram que o número total de visitantes nesses roteiros subiu 18,2% em relação a 2022, somando quase 3 milhões de enoturistas.
LEIA TAMBÉM: Bierzo, a região que produz os novos ícones da Espanha
O impacto econômico desse número se traduz no faturamento das vinícolas e museus dessas rotas, que superou os 100 milhões de euros (esse número não leva em conta os gastos deixados em outros estabelecimentos das rotas, como hotéis, bares, restaurantes e outras atividades. Pelos cálculos aproximados da ACEVIN, o faturamento total deve triplicar se forem considerados todos os estabelecimentos que dão apoio aos viajantes.
Segundo o relatório, a maioria dos vistantes é da própria Espanha (78,8%), mas há um crescimento perceptível nos enoturistas estrangeiros também. Para quem vem de fora da Espanha, os principais destinos são o Penedès, Gran Canaria e a rota Roda-Málaga. No total os roteiros mais visitados são a Rota do Vinho de Rioja Alta (com mais 389 mil visitantes em 2023), a Rota do Vinho e Brandy do Marco de Jerez (mais de 382 mil visitantes) e a Rota do Vinho Ribera del Duero (com mais de 368 mil visitantes).
LEIA TAMBÉM: Hora de conhecer direito a Espanha - encontre o melhor vinho
Recebendo mais de 300 mil enoturistas em um ano estão também a Rota do Vinho de Rioja Alavesa e a do Vinho de Penedès. Quase 71% das pessoas vistam vinícolas, enquanto 29% visitam os museus do vinho. São 37 os roteiros do vinho oferecidos na Espanha e hea um crescimento no número de produtos enoturisticos, que somam 2.600 empresas e 796 entidades associadas. O mês da colheita das uvas, outubro, é o mais procurado, seguido de agosto, mês das férias escolares e de verão.