A Quinta do Portal, no Douro foi comprada pela gigante de produção de Porto, a The Fladgate Partnership
por Silvia Mascella
A Fladgate Partnership, holding proprietária de marcas consagradas de vinhos do Porto como a Taylor's, a Croft e a Fonseca, fez sua primeira aquisição de uma vinícola cuja tradição recai mais sobre os vinhos tranquilos da DOC Douro do que sobre os vinhos fortificados, a Quinta do Portal.
Localizada em Celeirós, no Douro, a Quinta do Portal se define como uma casa portuguesa familiar que abraçou o conceito de Vinícola Boutique. A Quinta foi fundada no início dos anos 1990 com base na propriedade centenária da família Mansilha, que já produzia vinho do Porto no local há 4 gerações, ela possui vinhedos próprios e estrutura de enoturismo.
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A aquisição incluiu três Quintas (Portal, Confradeiro e Abelheira) que produzem vinhos, azeites e até uma cerveja artesanal envelhecida em barrica de Porto. No total são 53 hectares de vinhedos, área de produção e engarrafamento, adega, armazém de envelhecimento, o hotel boutique Casa das Pipas e o restaurante. Os vinhedos estão localizados perto das vilas de Celeirós, Favaios, Vila do Pinhão e Sabrosa, no Cima Corgo.
A Quinta do Portal está localizada bem próximo de outra grande propriedade do grupo Fladgate, no Vale de Mediz, onde estão implantados 200 hectares de parreirais para a produção de uvas para o vinho do Porto e possui mais uma coisa em comum com a empresa que a adquiriu, a consultoria do enólogo francês Pascal Chatonnet.
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Segundo o comunicado oficial da TFP, a aquisição é uma resposta à crescente procura por vinhos tranquilos, para isso eles criaram, em 2023, uma divisão especializada na produção de vinhos tranquilos de exceção, e entenderam que era chegado agora o momento de adicionar uma quinta e adega dedicadas ao DOC Douro."Com essa integração a empresa está apta a oferecer uma gama excecional de vinhos portugueses. A expansão não é apenas estratégica, mas também representa uma celebração do rico patrimônio vitivinícola de Portugal, permitindo à empresa continuar a ser uma embaixadora orgulhosa do vinho português, combinando tradição e inovação para encantar apreciadores em todo o mundo", afirma o comunicado da empresa.