Escola do vinho

O corte do Rhône, suas castas e histórias

Ao contrário de outros locais da França o Rhône tem mais de vinte castas permitidas

por Redação

Região do Rhône é famosa pelo corte chamado GSM - Grenache, Syarh e Mourvèdre

O Rhône é mais uma região francesa em que os blends mostram a sua força. Localizado no sul da França apresenta uma miríade de castas espalhadas pela região que vai de Vienne até Avignon. Lá é possível encontrar desde Bourboulenc até Ugni Blanc. Além disso, há diversas denominações de origem de norte a sul, com predominâncias de castas diferentes – mais de 20 são listadas em DOC genéricas. No entanto, pode-se dizer que há uma certa prevalência de três cepas, que formam a base dos principais tintos da região: Grenache, Syrah e Mourvèdre, o clássico GSM.

» Blend, corte ou mistura. Saiba tudo sobre esta técnica

» Por que misturar? Entenda como nasceram os blends

» Técnica ou inspiração? Como são criados os blends?

Definitivamente não há uma proporção fixa para cada uma delas que ainda podem ser acrescidas de diversas castas, especialmente Carignan e Cinsault. Na maioria dos casos, a Grenache tende a ganhar mais destaque, mas a Syrah não fica muito atrás – ganhando força nas regiões mais ao norte. A Mourvèdre, por sua vez, costuma complementar bem as duas. E dessa forma o trio GSM espalhou-se pelo mundo. 

Precisa-se lembrar ainda que, além do blend tinto GSM, o Rhône também se caracteriza por mesclas brancas, com combinações das mais variadas, mas com predominância também de três cepas: Marsanne, Roussanne e Viognier. Esse trio está nos principais brancos produzidos no Rhône e essa fórmula tem sido cada vez mais copiada em outras partes do globo. E não estranhe se encontrar um vinho com as três tintas misturadas com as três brancas, essa é uma prática comum no Rhône. Vem de lá um dos mais conhecidos cortes misturando tintas e brancas, o Syrah com Viognier. 

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas