Adega Responde

O que fazer para remover marcas de batom da taça?

Saiba como se livrar dessas manchas indesejadas

por Redação

Todos sabemos que não se deve usar detergente ou sabão para limpar as taças de vinho. Por quê? Esses produtos são de difícil remoção e os resíduos, além de poderem, de certa forma, interferir no vinho (aromas e sabores), ainda vão diminuir a formação das “lágrimas” nas laterais da taça e, no caso dos espumantes, impedir a formação das bolhas para o perlage.

Dessa forma, a indicação sempre é lavar as taças apenas com água (morna se preferir) e usar uma esponja extremamente suave ou apenas os dedos para remover os resíduos. Mas e quando nos deparamos com aquelas marcas de batom que ficam impregnadas e são muito difíceis de tirar?

Leia mais:

Como cuidar de taças?

+ Confira o guia prático do vinho

Como tirar uma mancha de vinho?

Há algumas dicas para lidar com isso. Vamos começar pelo básico. Pegue um pano delicado ou um guardanapo de papel, umedeça e experimente passar sobre as marcas para ver se elas resistem. Se a resistência for muita, você pode tentar duas possibilidades “caseiras”.

A primeira é esfregar sal sobre os resíduos de batom. Coloque sal na ponta dos dedos e esfregue sobre as marcas. Isso deve fazer com que elas saiam mais facilmente. Outra alternativa é usar um guardanapo com um pouco de vinagre branco. Passe-o sobre as marcas para retirá-las.

Lembre-se de, em ambos os casos, enxaguar bem as taças para não deixar resíduos tanto de sal quanto de vinagre. Você não vai querer que seu próximo vinho esteja sápido ou com aroma avinagrado. Os resquícios de sal e vinagre são mais fáceis de serem eliminados que detergente. Lembre-se ainda de secar bem as taças após lavadas para que não surjam manchas decorrentes dos minerais presentes na água. Utilize um pano macio, envolva a taça com a mão e seque por fora. Depois, coloque a ponta do pano no interior e vá girando devagar. Tomando esses cuidados, suas taças sempre estarão em boas condições.

MANCHAS NO FUNDO

Caso sua taça apresente manchas de resíduo de vinho no fundo e você não consiga retirar apenas com água, uma dica é colocar um pouco de bicarbonato de sódio junto com água no fundo e deixe descansar de um dia para o outro. Enxágue e pronto.

palavras chave

Notícias relacionadas